sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Câncer de próstata: vigilância ativa.





Uma conduta cada vez mais comum, segundo um estudo publicado recentemente.
Do que se trata? É uma conduta que vem sendo reservada para pacientes até mesmo mais jovens, com doença inicial e pouco agressiva (pequena área acometida da próstata e sem sinais de disseminação- metástases), com níveis de PSA inferiores a 20 ng/ml. O objetivo: poupar o paciente dos riscos das possíveis seqüelas dos tratamentos (incontinência urinária, impotência sexual entre outras), no caso de doença pouco agressiva, que dificilmente vai gerar impacto na vida dele.
O estudo identificou 7.782 casos de pacientes identificados com câncer de próstata, com menos de 70 anos, com as características citadas acima. E observaram que 4 anos após o início dos registros, que 26% desses casos vinham sendo apenas vigiados, sem nenhum tratamento e com doença estável. E registraram que 48% dos pacientes tinham recebido tratamento cirúrgico, 21% tratamento com radioterapia e até mesmo 5% de pacientes, que receberam tratamento com bloqueio hormonal.
Leia na íntegra, artigo publicado na MedWire:

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Mais artigos são publicados nos Estados Unidos mostrando, que não há efeito protetor contra o câncer, no uso contínuo de vitamina E e selênio.


Mais um artigo é lançado pela imprensa americana, mostrando que não há efeito protetor contra o câncer de próstata, no uso contínuo das vitaminas C e E, tão pouco do selênio (nossa fonte natural é a castanha do Pará).
Há tantos anos sendo alardeado como um hábito capaz de prevenir o câncer, pode talvez ter levado os pacientes a se acomodarem em relação a alguns hábitos capazes de protegê-los, como prática regular de exercícios físicos e dieta pobre em gordura animal.
Leia a matéria editada no Financial Times:

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Artigo fala sobre "nível normal de PSA".


Os leigos no assunto acharam ótimo quando começou a ser divulgado, que o exame de PSA era a nova arma contra a detecção do câncer de próstata e através dela, poderiam se ver livres da necessidade de passar por um exame de toque retal para avaliação da próstata.
Um artigo publicado recentemente, discute a validade de um nível "normal" para o PSA, no sangue. Assim que foi descoberto, sugeriu- se o nível de 4.0 ng/ ml. Trabalhos posteriores mostraram, que quando o nível 2,5ng/ml era adotado, o índice de margens cirúrgicas livres de comprometimento tumoral na hora da cirurgia de prostatectomia, era maior. Ou seja, parece que não há um índice único para todos os pacientes.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Renal and Urology News:

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Depressão pode estar associada à obesidade abdominal em idosos.




De acordo com os resultados de uma pesquisa, pode haver uma ligação entre depressão e acúmulo de gordura abdominal no idoso. O estudo foi realizado na Holanda, envolveu 2.100 pacientes com mais de 70 anos e foi conduzido por 4 anos. Chegou-se à conclusão que aqueles que sofriam de depressão, tinham uma maior propensão ao acúmulo de gordura na parede abdominal e de gordura visceral (aquela gordura que se acumula internamente no abdome, entre os órgãos). Isso talvez explique também, porque os pacientes deprimidos acabam desenvolvendo diabetes e doenças cardiovasculares.
Leia artigo na íntegra, publicado no HealthDay:

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A neuroestimulação sacral pode ser uma solução para a incontinência urinária de estresse.



Milhões de americanos sofrem de urgi- incontinência urinária, situação causada por um forte e súbito desejo de ir a um banheiro ou então, uma freqüência de 8, 9 ou mais idas ao banheiro para urinar. Quando medidas iniciais, como cortar ingesta de café e bebidas alcoólicas não resolvem, a estimulação da região sacral da coluna vertebral, visando o estímulo de um determinado nervo na base da espinha, pode trazer beneficios. No início, o paciente passa por um teste com um equipamento externo e percebendo que irá se adaptar, um pequeno aparelho pode ser implantado através de incisão cutânea, sob anestesia local. Um controle remoto é utilizado para ligar/ desligar ou até mesmo regular, a intensidade dos estímulos. Um artigo de revisão publicado no Journal of Urology, mostrou que ao menos 80% dos 120 pacientes testados, citou no mínimo uma melhora dos sintomas em 50%.
Leia artigo na íntegra, publicado no New York Times:

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Exposição anormal aos sprays para cabelo durante a gestação, pode aumentar o número de anomalias penianas nos filhos.


Pesquisadores no Reino Unido relataram que a exposição anormal aos sprays para fixação do cabelo, como por exemplo no trabalho, mais do que triplica o risco das gestantes terem filhos com uma das anomalias mais freqüentes da região genital: hipospádia, que é o posicionamento anormal da uretra. Parece que o uso de folatos no primeiro trimestre da gestação, tende a reduzir esse risco em até 36%.
Leia na íntegra, artigo publicado na MedPage Today:

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Estudo sugere, que andar de motocicleta pode afetar a ereção e a micção do homem.


Um estudo publicado, sugere que a vibração da motocicleta pode levar a danos dos nervos penianos. O estudo envolveu mais de 270 homens com hábitos de pilotar motocicletas por mais de 3 horas nos finais de semana. Setenta por cento deles, apresentou queixas quanto à qualidade de ereção e dificuldade para o esvaziamento da bexiga. A pressão do banco da motocicleta na região entre o ânus e o escroto, pode pôr em risco o fluxo de sangue para o pênis. E a vibração do motor, parece afetar na ação de alguns fatores hormonais, que atuam no mecanismo de micção, relacionados à bexiga e à próstata.
Leia artigo na íntegra, publicado na The Age:
http://www.theage.com.au/national/born-to-be-um-mild--and-possibly-damp-20081122-6ejg.html

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Suco de cranberry diminui o risco de infecção urinária.






O suco da fruta cran- berry, já encontrado nas redes de supermercado do Brasil tanto na versão regular como light, ajuda a prevenir as infecções urinárias, quando usado regularmente. A acidez da fruta usada para o suco, dificulta que as bactérias consigam aderir às estruturas das vias urinárias.

Leia o artigo na íntegra, publicado no Chicago Tribune:

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Especialistas tentam descobrir o porquê do tumor de bexiga, ser o quarto tipo mais comum de câncer no homem.


É sabido que o tumor de bexiga, é o quarto tipo de câncer mais comum no homem. Os cientistas começam a estudar o porquê disso e como preveni-lo. Uma das possibilidades, seria a eliminação de hormônios masculinos em altas doses pela urina, que têm um fator estimulante ao crescimento das células. Isso já foi comprovado laboratorialmente com camundongos estimulados com testosterona. Não se sabe se a excreção de hormônios femininos como estrogênio e progesterona, teria algum efeito protetor. Os cientistas tentam descobrir agora, se um mecanismo que neutralize a ação da testosterona, teria um efeito protetor na bexiga do homem.Leia artigo na íntegra, divulgado pela WPVI-TV:

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estudo americano sugere que a vacina contra HPV, pode ser eficaz no homem também.


Um estudo feito nos Estados Unidos, avaliou a eficácia da vacina contra HPV da Merck (Gardasil) nos homens. Essa vacina já vem sendo usada com a aprovação do FDA, para prevenção do câncer do colo uterino nas meninas e mulheres com idade entre 9 e 26 anos, com sucesso. O estudo mostrou 90% de sucesso na prevenção das verrugas genitais. Foram relatados 15 casos de infecção persistente no grupo que recebeu a vacina, enquanto no grupo que recebeu o placebo, foram descritos 101 casos.
Embora os resultados sejam encorajadores, ainda não está claro se esse estudo, convencerá as famílias norte- americanas a vacinarem seus filhos adolescentes.
Leia o artigo na íntegra, publicado na Associated Press:

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A ingesta regular de alguns vegetais pode diminuir o risco de câncer na próstata.







Cientistas informam que o hábito de ingesta regular de vegetais como brócolis e repolho, leva o paciente a ter um risco 35% menor para o aparecimento do câncer de próstata.


Ao mesmo tempo que têm sido cada vez mais comprovados, os riscos que a dieta gordurosa leva para o aparecimento da mesma doença.
Tudo indica que uma dieta balanceada rica em vegetais (p.ex: brócolis, repolho) e pobre em gordura animal, seja um caminho natural para minimizar os riscos do câncer de próstata.
Leia o artigo na íntegra, publicado MedWire:




quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Os níveis de PSA podem diminuir drasticamente, com o início da terapia com estatinas para controle do colesterol.


Após o início do tratamento com estatinas (princípio ativo das drogas usadas para combater a elevação do colesterol), os níveis de PSA declinam de forma significativa, particularmente naqueles pacientes com níveis de PSA que levariam à indicação de biópsia. Uma pesquisa publicada no Journal of the National Cancer que avaliou 1.200 homens em uso de estatina, constatou que aqueles que conseguiram redução do LDL (colesterol, fração ruim) em mais de 40% com a terapia, conseguiram redução em até 17% nos níveis de PSA e saíram da zona, que levaria à realização de uma biópsia para descartar o câncer de próstata.
Leia o artigo na íntegra, publicado na MedWire:

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Estudo mostra que aos 45 anos, um entre cada cinco homens pode sofrer de déficit de testosterona



Um estudo apresentado no último dia 28 em Singapura conduzido pela Men´s Health Society, mostrou que a partir dos 45 anos no mínimo um em cada cinco homens já apresenta hipogonadismo, que leva a uma deficiência na produção pelos testículos do hormônio masculino testosterona. Essa condição, também conhecida como Síndrome da Deficiência de Testosterona, é usualmente encontrada nos pacientes com 60/ 70 anos, mas especialistas começam a observar, que ela também tem sido vista já a partir dos 45 anos e no futuro, tende a se agravar.
Leia artigo na íngegra, publicado na Straits Times:

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Obesidade gera impacto na saúde sexual masculina.


Um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine relatou, que a obesidade tem um impacto severo na saúde sexual masculina. O estudo foi focado em 2.400 homens italianos e concluiu que nos obesos, os níveis do hormônio masculino testosterona são mais baixos e o índice de hipertensão arterial é elevado, uma patologia que compromete o fluxo de sangue para o pênis.
Leia o artigo na íntegra, publicado no WebMD:

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cãncer de Próstata: riscos do uso preventivo da vitamina E e do selênio.


Se você faz uso diário da vitamina E e da castanha do Pará, como uma forma de tentar prevenir o câncer da próstata, entre em contato com o seu urologista para rever essa conduta. De acordo com um estudo publicado recentemente, pesquisadores concluíram após acompanharem desde 2001 um grupo de 35.000 homens com mais de 50 anos, que o uso contínuo gerou um aumento nos índices de câncer de próstata naqueles que faziam uso de vitamina E. E também um aumento nos índices de Diabetes, naqueles que faziam uso de selênio (no Brasil, a fonte natural é a castanha do Pará). Todos os pacientes foram orientados a interromper o uso contínuo dos dois elementos, até que novos estudos confirmem se os achados foram mera coincidência, ou se realmente a terapia influi na evolução.
Leia o artigo na íntegra, publicado no USA Today:

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vacina TroVax: uma esperança para os pacientes com tumor no rim e na próstata.


Vários estudos mostraram, que pacientes com tumor de rim, próstata e também intestino podem ter suas vidas prolongadas com o uso da vacina TroVax da Oxford BioMedical. Esses estudos envolveram 180 pacientes, foram realizados no Reino Unido e nos Estados Unidos e mostraram que 88% dos pacientes apresentou reação imunológica após a vacinação, o que pode beneficiá- los na sobrevida. No entanto, estudos em larga escala ainda são necessários e já estão sendo realizados, para que esses resultados efetivamente sejam confirmados.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Bloomberg News:

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pesquisadores informam que as novas técnicas cirúrgicas para tratamento de próstatas muito aumentadas, podem ser promovidas de forma exagerada.



O tratamento adequado para uma próstata aumentada necessita de considerações cuidadosas, de acordo com pesquisadores na Alemanha. Todas as formas de tratamento foram analisadas e concluiu-se que as cirurgias para a remoção da próstata com aumento benigno podem ser bem efetivas, porém as seqüelas e efeitos adversos, pode se transformar num novo problema para o paciente. Também foi ressaltado que as novas técnicas podem ter menos efeitos adversos, mas os resultados podem ser menos eficazes e com o tempo, os sintomas tendem a voltar, muitas vezes piores do que antes da cirurgia.
Leia artigo na íntegra, publicado na UPI:

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A ingesta de iogurte, pode reduzir o risco de câncer na bexiga.




Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition revelou, que o hábito de ingerir duas porções diárias de iogurte pode reduzir o risco de câncer na bexiga em 45 % no sexo feminino e em 36% no sexo masculino.
Leia o artigo na íntegra, publicado na UPI:

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Quando fazer a primeira dosagem de PSA?




Aos 40 anos, é a resposta ideal.
Cada vez mais o Clínico Geral/Cardiologista tem sido o primeiro médico a ser consultado pelo homem. De acordo com um editorial publicado no Journal Cancer, a maioria dos clínicos não tem conhecimento dessa informação. A National Comprehensive Cancer Care Network recomenda, que homens devem aos 40 anos, realizar a primeira dosagem de PSA, para funcionar como um "start-point" para o acompanhamento das próximas dosagens.
Leia o artigo na íntegra, publicado na UPI:

terça-feira, 14 de outubro de 2008

"Botão" da bexiga: uma futura solução para os coletores de urina.


Há situações em que os pacientes não conseguem urinar espontaneamente por mau funcionamento da bexiga (Bexiga Neurogênica, p.ex) e há necessidade de uso de cateter vesical contínuo, conectado a um coletor. Uma nova técnica vem sendo desenvolvida, visando criar um pertuito valvular entre a bexiga e a pele do abdome. Através desse "botão" o paciente insere um cateter plástico e esvazia a bexiga diretamente na bacia sanitária, em períodos determinados ou quando do desejo miccional.
Isso beneficiaria muitos pacientes vítimas de lesão de medula, como apenas um exemplo, que perderam definitivamente o controle voluntário da bexiga.
Leia artigo na íntegra, publicado no Daily Mail:

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Um novo tratamento para crescimento da próstata: RAPAFLO(TM)



Mas não no Brasil por enquanto. Nos Estados Unidos, a Watson Pharmaceuticals Inc. conseguiu a liberação do FDA para comercializar o RAPAFLO (TM), uma droga que assim como a tansulosina e a alfuzosina, atua nos receptores alfa- adrenérgicos, promovendo o relaxamento da musculatura lisa que se encontra tanto na saída da bexiga, como na uretra que atravessa a próstata e facilitando, o esvaziamento vesical. A silodosina, nome do princípio ativo do RAPAFLO (TM), tem essa mesma capacidade mas são relatados efeitos colaterais menos intensos após um ano de tratamento, como tonturas e enjôos, muitas vezes relatados pelos pacientes que faziam uso dos outros tipos. Agora fica a pergunta: quando estará disponível no Brasil?
Leia artigo na íntegra, publicado na Bloomberg News:

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Grandes quantidades de carne vermelha e derivados do leite, pode aumentar o risco de ter câncer de próstata.


De acordo com uma pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine, a grande ingesta de carnes e produtos derivados do leite pode levar a um aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Esse tipo dieta acarreta o aumento dos níveis do hormônio IGF-1 (Insulin-like Growth Factor- 1), que é responsável pelo crescimento celular. Doze estudos com 9.000 homens mostrou, que os pacientes que apresentam níveis sanguíneos elevados de IGF-1, têm uma chance maior (40%) de desenvolver câncer de próstata, do que aqueles que têm níveis normais. O mecanismo que gera o aumento do IGF-1 a partir de uma rica dieta em carnes e derivados do leite, não está muito claro, mas é sabido que com esse tipo de dieta, os níveis se apresentam 15% maior. E também está claro que além do maior risco de desenvolvimento de câncer, o IGF-1 parece acelerar a disseminação dos tumores.
Leia o artigo na íntegra, publicado na BBC:

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Obesidade e níveis elevados de insulina, podem aumentar o risco de morte por câncer na próstata.



Segundo um estudo que levou à observação de 2.400 pacientes com câncer de próstata por mais de 24 meses, os pacientes com Índice de Massa Corporal acima de 25 e níveis sanguíneos elevados de Peptídeo-C (um marcador dos níveis de insulina), apresentam o risco de vir a falecer vítimas do câncer, quadruplicado.

Leia artigo na íntegra, publicado no HealthDay:


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pacientes com câncer restrito à próstata que fazem uso de estatinas, apresentam menos risco de falência química quando submetidos à radioterapia.





Uma pesquisa que envolveu a análise do caso de 719 pacientes em tratamento para doença localizada na próstata com intenção de cura através da radioterapia, mostrou que o grupo de pacientes que fazia uso de estatinas para controle dos níveis do colesterol sanguíneo, apresentou menor falência do tratamento, independente da agressividade tumoral.
Leia o artigo na íntegra, publicado no MedPage Today:

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Antidepressivos podem comprometer a fertilidade masculina.




De acordo com uma pesquisa a ser divulgada no próximo encontro da American Society of Reproductive Medicine, o uso de antidepressivos da classe SSRI (inibidores da captação da serotonina)utilizados por milhões de homens, pode estar comprometendo a fertilidade dos mesmos. Alguns estudos com pacientes que fazem uso regular desse tipo de medicamento, paroxetina como um exemplo, mostraram diminuição na contagem de espermatozóides.
Leia um dos artigos publicados sobre esse assunto, na Press Association:

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Crianças estão apresentando um aumento na incidência de cálculos renais.



Os pediatras têm reportado um aumento na incidência dos cálculos renais nas crianças. De acordo com uma avaliação realizada no Children´s Hospital Boston, as causas podem estar relacionadas com o sedentarismo, obesidade e alimentos processados, com altas doses de sal. Crianças prematuras que fizeram uso de muitos medicamentos, também estão incluídas nessa observação. Embora não haja muito que possa ser feito pelos pais para diminuir a incidência dos cálculos renais nos seus filhos, eles podem pelo menos incentivá-los a ter hábitos saudáveis como prática regular de exercícios físicos e ingesta frequente de líquidos para uma melhor hidratação.
Leia o artigo na íntegra, publicado no HealthDay:

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Uma nova terapia contra o câncer de próstata poderá oferecer um tratamento mais rápido e mais preciso.



A ultrasonografia transretal guiada pela ressonância magnética, é uma nova arma como terapia contra o câncer da próstata disponível na América do Norte e Europa, que poderá oferecer aos pacientes um tratamento mais rápido, mais eficaz e com menos efeitos colaterais. O tratamento utiliza o calor com foco ultrasônico, que trata precisamente a área tumoral, preservando o restante da glândula sã, necessária às funções das vias urinárias, intestinal e sexual. Ao contrário da cirurgia, o tratamento é considerado minimamente invasivo, evitando permanências mais prolongadas em ambiente hospitalar.
Leia na íntegra, o artigo publicado no UPI:

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pesquisadores sugerem ligação entre apnéia do sono e disfunção erétil.




Um estudo com camundongos realizada no Universidade de Louisville, Kentucky-EUA, mostrou que a apnéia do sono pode contribuir com a disfunção erétil masculina. Camundongos submetidos à restrição intermitente de oxigênio, como a que o homem pode sofrer na apnéia do sono, apresentaram um declínio de 55 por cento das ereções espontâneas. Após 5 semanas submetidos a esta condição, o tempo entre as tentativas de acasalamento dos camundongos, teve um aumento de 60%. E após terem sido colocados de volta à situação normal, sem restrição ao oxigênio, 74 por cento regularizou a freqüência de ereções espontâneas.
Leia o artigo na íntegra, publicado no HealthDay:

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O uso regular de anti-inflamatórios, está associado a níveis sanguíneos de PSA mais baixos.




Um estudou que analisou 1.300 pacientes, mostrou que aqueles que fazem uso regular de anti-inflamatórios não- hormonais (p.ex: diclofenaco), apresentam níveis de PSA no sangue, dez por cento menor do que aqueles que não usam. Esses resultados podem levar a um erro de interpretação no grupo que se preocupa com a prevenção. Mas ao mesmo tempo vem reforçar a hipótese cada vez mais aceita, do papel dos processos inflamatórios crônicos, como um fator que contribua no aparecimento das doenças cancerígenas como na bexiga, no intestino e no estômago. Ou seja, o uso regular de anti-inflamatórios não-hormonais, pode ter uma ação preventiva contra o câncer de próstata.
Leia o artigo na íntegra, publicado no HealthDay: