terça-feira, 25 de novembro de 2008

Exposição anormal aos sprays para cabelo durante a gestação, pode aumentar o número de anomalias penianas nos filhos.


Pesquisadores no Reino Unido relataram que a exposição anormal aos sprays para fixação do cabelo, como por exemplo no trabalho, mais do que triplica o risco das gestantes terem filhos com uma das anomalias mais freqüentes da região genital: hipospádia, que é o posicionamento anormal da uretra. Parece que o uso de folatos no primeiro trimestre da gestação, tende a reduzir esse risco em até 36%.
Leia na íntegra, artigo publicado na MedPage Today:

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Estudo sugere, que andar de motocicleta pode afetar a ereção e a micção do homem.


Um estudo publicado, sugere que a vibração da motocicleta pode levar a danos dos nervos penianos. O estudo envolveu mais de 270 homens com hábitos de pilotar motocicletas por mais de 3 horas nos finais de semana. Setenta por cento deles, apresentou queixas quanto à qualidade de ereção e dificuldade para o esvaziamento da bexiga. A pressão do banco da motocicleta na região entre o ânus e o escroto, pode pôr em risco o fluxo de sangue para o pênis. E a vibração do motor, parece afetar na ação de alguns fatores hormonais, que atuam no mecanismo de micção, relacionados à bexiga e à próstata.
Leia artigo na íntegra, publicado na The Age:
http://www.theage.com.au/national/born-to-be-um-mild--and-possibly-damp-20081122-6ejg.html

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Suco de cranberry diminui o risco de infecção urinária.






O suco da fruta cran- berry, já encontrado nas redes de supermercado do Brasil tanto na versão regular como light, ajuda a prevenir as infecções urinárias, quando usado regularmente. A acidez da fruta usada para o suco, dificulta que as bactérias consigam aderir às estruturas das vias urinárias.

Leia o artigo na íntegra, publicado no Chicago Tribune:

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Especialistas tentam descobrir o porquê do tumor de bexiga, ser o quarto tipo mais comum de câncer no homem.


É sabido que o tumor de bexiga, é o quarto tipo de câncer mais comum no homem. Os cientistas começam a estudar o porquê disso e como preveni-lo. Uma das possibilidades, seria a eliminação de hormônios masculinos em altas doses pela urina, que têm um fator estimulante ao crescimento das células. Isso já foi comprovado laboratorialmente com camundongos estimulados com testosterona. Não se sabe se a excreção de hormônios femininos como estrogênio e progesterona, teria algum efeito protetor. Os cientistas tentam descobrir agora, se um mecanismo que neutralize a ação da testosterona, teria um efeito protetor na bexiga do homem.Leia artigo na íntegra, divulgado pela WPVI-TV:

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estudo americano sugere que a vacina contra HPV, pode ser eficaz no homem também.


Um estudo feito nos Estados Unidos, avaliou a eficácia da vacina contra HPV da Merck (Gardasil) nos homens. Essa vacina já vem sendo usada com a aprovação do FDA, para prevenção do câncer do colo uterino nas meninas e mulheres com idade entre 9 e 26 anos, com sucesso. O estudo mostrou 90% de sucesso na prevenção das verrugas genitais. Foram relatados 15 casos de infecção persistente no grupo que recebeu a vacina, enquanto no grupo que recebeu o placebo, foram descritos 101 casos.
Embora os resultados sejam encorajadores, ainda não está claro se esse estudo, convencerá as famílias norte- americanas a vacinarem seus filhos adolescentes.
Leia o artigo na íntegra, publicado na Associated Press:

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A ingesta regular de alguns vegetais pode diminuir o risco de câncer na próstata.







Cientistas informam que o hábito de ingesta regular de vegetais como brócolis e repolho, leva o paciente a ter um risco 35% menor para o aparecimento do câncer de próstata.


Ao mesmo tempo que têm sido cada vez mais comprovados, os riscos que a dieta gordurosa leva para o aparecimento da mesma doença.
Tudo indica que uma dieta balanceada rica em vegetais (p.ex: brócolis, repolho) e pobre em gordura animal, seja um caminho natural para minimizar os riscos do câncer de próstata.
Leia o artigo na íntegra, publicado MedWire:




quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Os níveis de PSA podem diminuir drasticamente, com o início da terapia com estatinas para controle do colesterol.


Após o início do tratamento com estatinas (princípio ativo das drogas usadas para combater a elevação do colesterol), os níveis de PSA declinam de forma significativa, particularmente naqueles pacientes com níveis de PSA que levariam à indicação de biópsia. Uma pesquisa publicada no Journal of the National Cancer que avaliou 1.200 homens em uso de estatina, constatou que aqueles que conseguiram redução do LDL (colesterol, fração ruim) em mais de 40% com a terapia, conseguiram redução em até 17% nos níveis de PSA e saíram da zona, que levaria à realização de uma biópsia para descartar o câncer de próstata.
Leia o artigo na íntegra, publicado na MedWire:

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Estudo mostra que aos 45 anos, um entre cada cinco homens pode sofrer de déficit de testosterona



Um estudo apresentado no último dia 28 em Singapura conduzido pela Men´s Health Society, mostrou que a partir dos 45 anos no mínimo um em cada cinco homens já apresenta hipogonadismo, que leva a uma deficiência na produção pelos testículos do hormônio masculino testosterona. Essa condição, também conhecida como Síndrome da Deficiência de Testosterona, é usualmente encontrada nos pacientes com 60/ 70 anos, mas especialistas começam a observar, que ela também tem sido vista já a partir dos 45 anos e no futuro, tende a se agravar.
Leia artigo na íngegra, publicado na Straits Times:

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Obesidade gera impacto na saúde sexual masculina.


Um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine relatou, que a obesidade tem um impacto severo na saúde sexual masculina. O estudo foi focado em 2.400 homens italianos e concluiu que nos obesos, os níveis do hormônio masculino testosterona são mais baixos e o índice de hipertensão arterial é elevado, uma patologia que compromete o fluxo de sangue para o pênis.
Leia o artigo na íntegra, publicado no WebMD: