segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PROVENGE: uma vacina contra o câncer de próstata.

A companhia americana Dendreon deve receber a aprovação do FDA (Food and Drug Administration) em Maio de 2010, para a veiculação da vacina PROVENGE, uma forma de tratamento do câncer de próstata. A vacina na verdade será mais para tratamento do que prevenção, uma vez que vem mostrando bons resultados nos casos de câncer de próstata já disseminados. Se aprovada será a primeira vacina feita com células humanas, com o intuito de combater as células tumorais.
Leia o artigo publicado na Associated Press:

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vigilância ativa do câncer de próstata ganha novo apoio.


A vigilância ativa do câncer de próstata com dosagens de PSA (antígeno específico da próstata, dosado no sangue e que aumenta nos casos de tumor da próstata) frequentes e biópsias regulares da próstata que confirmem um tumor de baixa agressividade e com crescimento lento, tem ganhado força cada ano que passa. Recentemente um estudo canadense mostrou que uma expectativa de vida de 10 anos relacionado à doença é de 97% e que a taxa de sobrevida desses pacientes, supera muitas vezes 80% dos mesmos. É há uma chance 19 vezes maior, de que nos próximos 10 anos do diagnóstico, o paciente venha a falecer de outras causas não relacionadas ao câncer. Nos últimos 15 anos o número de casos de câncer de próstata aumentou devido à descoberta de exames como o PSA. Muitos desses casos são de tumores pouco agressivos e que podem estar levando a um excesso de tratamentos, e suas possíveis sequelas, em tumores que muito provavelmente em nada iriam atrapalhar a vida do paciente.
Leia o artigo na íntegra, publicado na Canadian Press:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Muitos casos de câncer podem ser prevenidos com hábitos de vida mais saudáveis.


De acordo com dados divulgados pela World Cancer Research Fund, em torno de 80.000 pacientes com diagnóstico de câncer ao ano, poderiam ter evitado a doença se tivessem adotado hábitos de vida saudáveis. É fato que 39% dos casos dos 12 tipos mais comuns de câncer, são possíveis de serem prevenidos, adotando-se hábitos de dietas mais saudáveis, menor ingesta de álcool e prática regular de exercícios físicos. No Reino Unido por exemplo, há indícios que o aumento da ingesta de bebidas alcoólicas, levou ao aumento rápido de doenças cancerígenas, se comparado aos outros índices de outros países. Ou seja, lá há altas possibilidades de aplicação de hábitos de prevenção. Pesquisas mostram que o câncer de intestino pode ter sua taxa diminuída, com a diminuição da ingesta de carnes vermelhas e a diminuição da ingesta de álcool, pode também diminuir o índice de câncer de mama.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Daily Mail do Reino Unido:
http://www.dailymail.co.uk/health/article-1228129/Healthier-lifestyle-stop-80-000-cases-cancer-year.html







quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Manter bons níveis de colesterol pode reduzir a incidência do câncer na próstata.



Manter o colesterol sob controle é mais um motivo para se ter uma vida saudável, com alimentos corretos e atividade física frequente. Foi constatado que pacientes com níveis inferiores a 200 mg/dl do colesterol total e níveis de colesterol HDL (colesterol bom) elevados, são menos acometidos pelas formas severas de câncer na próstata. Um dos estudos publicados que comprovou esse achado, foi feito avaliando os dados de 5.500 pacientes no Johns Hopinks.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Health Day:

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Adoçantes e sal: um risco para os rins.


De acordo com um estudo reportado pela mídia dos Estados Unidos, uma dieta rica em sal e o consumo de adoçantes em doses mais elevadas, podem comprometer o funcionamento dos rins. O estudo foi apresentado no último encontro da Sociedade Americana de Nefrologia e mostrou que, como já havia sido demonstrado em estudos com camundongos, mulheres com bom funcionamento dos rins, têm um declínio do mesmo quando há uma grande ingesta de sal na dieta. E um outro estudo evidenciou que a ingesta de mais de uma porção de refrigerante/ suco adoçados artificialmente, pode gerar um risco duas vezes maior no declinio da função dos rins.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Daily Mail: