terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Uma nova molécula pode matar células cancerosas.

Uma nova molécula recentemente descoberta pelos cientistas da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos, parece ser uma nova arma contra o combate ao câncer de próstata, tanto na fase inicial, como na fase avançada. Além de atacar diretamente as células cancerosas, ajuda o sistema imunológico a identificá-las e destruí-las. Acredita-se que unida a um marcador radioativo, possa ajudar no controle da disseminação da doença.
O artigo original, foi publicado no Telegraph (www.telegraph.co.uk).
APROVEITO PARA DESEJAR A TODOS, UM FELIZ 2010!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Café: um bom hábito a ser incorporado ao dia a dia?


Cientistas de Harvard descobriram que a ingesta de café, pode diminuir o risco do homem vir a desenvolver, a forma mais grave de câncer na próstata. O fato é que 5% dos participantes de um trabalho, que ingeriram 5 ou mais xícaras de café ao dia, apresentou um risco 60% menor de apresentar a forma avançada da doença. Embora esses dados sejam novos e diferentes dos do passado, quando não se conseguia estabelecer nenhuma ligação entre esse hábito e a manifestação da doença, ainda é muito precoce se estabelecer uma conduta, encorajando os homens à ingesta regular da bebida.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Uma breve experiência envolvendo transplante de rim com tumor.


Uma experiência tem sido realizada pelos cirurgiões da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos. Rins com tumores retirados dos pacientes, têm sido oferecidos aos pacientes que estão em estágio final de doença renal e que muito provavelmente, não sobreviveriam aguardando na lista de transplantes. Após a retirada do rim doente de um paciente, todas as áreas tumorais são ressecadas pelo cirurgião e o restante sadio do órgão, é transplantado para o paciente com doença renal. Há poucos casos ainda, mas a evolução já é de 41 meses e até agora, apenas um paciente veio a falecer, sem que se evidenciasse nenhuma lesão tumoral.
Leia o artigo na íntegra, publicado na BBC News:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PSA: como devemos acompanhá- lo.


O PSA, ou Antígeno Específico da Próstata, é um exame feito através de uma análise de sangue e solicitado em todos os casos para acompanhamento das doenças da próstata, câncer principalmente. Recentemente o Journal of Urology publicou um manual que orienta médicos e pacientes, sobre qual a melhor forma de se aplicar esse teste. Embora de forma controversa informe que todo homem aos 40 anos deveria fazer uma dosagem do PSA, ao mesmo tempo cita, que a forma ideal de acompanhamento desses níveis, deve ser uma decisão entre paciente e o médico. Recomenda também que uma nova dosagem deve ser feita antes de se indicar uma biópsia de próstata. Informa que novas condutas, como vigilância ativa (ou seja, não tratar o câncer, só acompanhar a evolução nos casos pouco agressivos), devem ser encorajadas. Mas ao mesmo tempo realça que essa conduta talvez ainda não seja bem aceita pelos pacientes e ações devem ser tomadas, para que a população comece a mudar a forma de olhar os tumores de próstata.
Leia o manual na íntegra: