sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vacina é aprovada pelo FDA para uso no tratamento do câncer de próstata.

Conforme noticiado neste Blog em Novembro de 2009, a Dendreon conseguiu que o seu produto PROVENGE fôsse aprovado nos Estados Unidos pela FDA, para uso no tratamento do câncer de próstata. Embora seja uma vacina, seu uso não é indicado para a prevenção do câncer de próstata, mas estudos mostram que o uso da mesma em pacientes com doença já avançada, pode aumentar em até 4 meses a sobrevida desses pacientes. Não se sabe nada ainda sobre o uso da medicação no Brasil.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A ingesta de carne bem passada pode estar relacionado a um maior risco de câncer na bexiga.


De acordo com um estudo realizado no Texas, Estados Unidos, o hábito de consumir carne vermelha bem passada, pode elevar o risco para o desenvolvimento do câncer na bexiga. Acredita-se que até mesmo a ingesta de aves e peixes fritos aumente esse risco, que tudo indica está relacionado ao processo de fritar, grelhar e até mesmo na hora do churrasco, que causa a liberação de aminas heterocíclicas, causadoras de tumor.
Leia o artigo na íntegra, publicado na BBC News:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8629358.stm

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Exposição ao benzeno pode aumentar o risco de câncer nos rins.








O benzeno, produto encontrado nas tintas, cera de mobiliário, detergentes e cola, é um tóxico para os rins. Estudos mostram que homens que trabalham com constante exposição ao benzeno, estão sujeitos a uma maior taxa de incidência de cancer nos rins. E há também estudos mostrando que altos níveis de benzeno, danificam órgãos como pulmões, fígado e cérebro. E o benzeno também pode vir a ser formado da reação entre duas substâncias não tóxicas (vitamina C e benzoato de sódio/ potássio), provenientes da exposição de refrigerantes à luz e ao calor.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Daily Mail:
http://www.dailymail.co.uk/health/article-1262143/The-toxic-timebomb-Researchers-say-gender-bending-chemicals-rife-just-tip-iceberg.html

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Avodart (GlaxoSmith) pode diminuir o risco de câncer de próstata nos pacientes considerados de alto risco.

A Glaxo Smith está solicitando à FDA (Food and Drug Administration, nos Estados Unidos) autorização para comercializar o Avodart (dutasterida) com o intuito de diminuir o risco de aparecimento de câncer na próstata, naqueles pacientes considerados de alto risco para o desenvolvimento da doença. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que pesquisadores constataram a diminuição em 1/4 nos índices de diagnóstico do câncer de próstata, nos pacientes que fizeram uso constante da dutasterida e que eram considerados pacientes de alto risco para o desenvolvimento da doença.
Leia o artigo publicado no Los Angeles Times:
http://www.latimes.com/news/nationworld/nation/la-sci-prostate1-2010apr01,0,2741240.story