segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A taxa de câncer nos rins vem aumentando rapidamente entre os pacientes com menos de 65 anos ultimamente.

No último Simpósio de Tumores do Trato Genitourinário, foi reportado que vem ocorrendo um aumento na taxa de câncer renal, mais importante nos pacientes com menos de 65 anos.Duas fases foram comparadas: de 1971 a 1990 e de 1990 a 2006. Embora tenha sido observado um aumento das taxas em todos os níveis etários, o aumento na faixa dos pacientes com menos de 65 anos foi de 45,9% na primeira fase e de 55,3% no segundo período estudado. Embora a melhor tecnologia com uso de tomografia tenha contribuído para um maior número de casos diagnosticados, já se observava uma tendência de aumento da taxa na primeira fase do estudo, quando esse método diagnóstico ainda não estava disponível.
Leia o artigo na íntegra, publicado na WebMD:
http://www.webmd.com/cancer/news/20110222/kidney-cancer-on-the-rise

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Retirada parcial do rim, mesmo em caso de tumores grandes, leva a uma melhor evolução nos pacientes que já tem mau funcionamento do órgão.

A retirada parcial do rim acometido por um tumor maligno já é uma conduta padrão, quando se trata de um tumor com menos de quatro centímetros. Um trabalho publicado recentemente no BJU International, vem mostrar que pacientes que sofrem de insuficiência renal também apresentam uma melhor evolução com a retirada parcial do rim, mesmo quando o tumor é maior que essa medida padrão, de quatro centímetros.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Carecas têm mais câncer de próstata: falso ou verdadeiro?


Sim, pode ser verdade. Segundo um trabalho publicado no Annals of Oncology, foram estudados 388 homens com câncer de próstata e 281 saudáveis, sendo analisado com que idade os mesmos começaram a apresentar queda de cabelo. Foi observado que aqueles que notaram que na fase dos 20 anos a perda dos cabelos, assim como os mesmos se tornarem mais finos, foi mais importante, o risco para o aparecimento de câncer de próstata foi maior.
Leia o artigo na íntegra, publicado na CNN:
http://pagingdrgupta.blogs.cnn.com/2011/02/15/balding-in-20s-could-hint-at-prostate-cancer-later-in-life/

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Alguns homens podem ser alérgicos ao seu próprio sêmen ejaculado.


Dois estudos publicados no Journal of Sexual Medicine informam que, alguns homens podem ser alérgicos ao próprio esperma e que quando ejaculam, podem apresentar a Síndrome da Doença Pós Orgasmo, que compreende sinais de febre, coriza e sintomas de fadiga intensa mais ardor nos olhos. Esse quadro se manifesta após uma ejaculação e pode durar até uma semana. Embora muitos atribuam o quadro a um efeito psicossomático, cientistas publicaram dois trabalhos explicando a sua situação como decorrência de um efeito alérgico natural e acreditam que, tratamentos possam acabar com essa sensibilidade.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Los Angeles Times:
http://www.latimes.com/health/boostershots/la-heb-semen-allergy-01172011,0,7974814.story

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Uma bexiga cheia é uma condição que leva um entre cinco homens a acordar de noite para urinar.

Apesar de muitos homens relacionarem o hábito de acordar à noite para urinar como uma consequência de doença na próstata, condições como Diabetes e Insuficiência Cardíaca além, o mais comum inclusive, do crescimento da próstata. Um artigo publicado no Journal of Urology mostrou, que um entre cinco homens acorda à noite no mínimo duas vezes para urinar como consequência do enchimento da bexiga.
Leia na íntegra o artigo publicado na Reuters: