Muito interessante essa campanha iniciada no Reino Unido, chamada de "Starts With Me", traduzida como "Começa Comigo". A campanha visa conscientizar as pessoas que fazem parte de grupos com maior índice de contaminação pelo vírus HIV, a realizarem a cada 12 meses um teste para saber se estão contaminadas. Cientistas acreditam que, caso atinjam o objetivo, conseguirão erradicar a disseminação do HIV dentro do período de uma geração. O intervalo para a realização do teste pode até ser diminuído, caso a pessoa venha a cometer atos de risco, como por exemplo, ter uma relação sexual com parceiro(a) desconhecido(a) sem proteção.
Leia a matéria divulgada pela BBC News:
http://www.bbc.co.uk/news/health-22261478
Cada vez mais os cirurgiões têm adotado o hábito de filmar as cirurgias e com isso, foi observado um aumento na segurança desses procedimentos, aumentando a segurança para os pacientes e os médicos. Por esse motivo as instituições têm incentivado a filmagem, pelos cirurgiões, de seus procedimentos cirúrgicos. Uma câmera instalada num hospital universitário em Long Island, Estados Unidos, mostrou que a aderência ao processo de higienização das mãos aumentou de 6,5% para 81,6% quando os cirurgiões sabiam que estavam sendo filmados.
Leia a matéria publicada no Los Angeles Times:
http://www.latimes.com/business/money/la-fi-mo-surgery-cameras-20130424,0,4609458.story
Muitas pessoas não acreditam que receber sexo oral ou fazer sexo oral sem proteção, seja um risco para a transmissão de doenças. O tumor da orofaringe tem aumentado de incidência e por esse motivo, os meninos passarão a fazer parte da campanha de vacinação para a proteção contra as doenças causadas pelo vírus HPV. Um novo estudo vem comprovar a relação da infecção pelo vírus HPV 16 e o desenvolvimento do câncer de orofaringe e a entrada do vírus deve ter ocorrido pelo sexo oral desprotegido. Em menor escala, mas também identificada, foi a relação com o tipo HPV 18 com o aparecimento do mesmo tipo de tumor.
Leia a matéria divulgada pela Medwire:
http://www.medwirenews.com/46/104241/General_oncology/HPV_infection_plays_major_role_in_oropharyngeal_cancer.html
Diante de alguns efeitos colaterais severos com um determinado tipo de testosterona injetável, undecanoato de testosterona, o FDA vem investigando e avaliando este tipo de terapia. Vendido no Brasil com o nome de Nebido e nos Estados Unidos como Aveed, esse medicamento pode gerar embolia pulmonar, às vezes sendo até necessária a reanimação cardíaca com posterior hospitalização. Nenhuma fatalidade foi observada até o momento, mas embora em pequena proporção,o fato ainda requer maiores estudos.
Leia uma das matérias que fala sobre o evento, publicado pela Medscape:
http://www.medscape.com/viewarticle/782784
Um estudo, realizado em homens antes e depois de passarem pela circuncisão do pênis, mostrou que um ano após a cirurgia, a quantidade de bactérias presentes no local reduziu consideravelmente. Cientistas acreditam que essa diminuição possa fortalecer o sistema imunológico dos homens e fortalecê-lo contra a infecção pelo vírus HIV. Acredita-se que com a eliminação da umidade e com uma menor taxa de oxigenação da região da glande, que passa a ficar totalmente descoberta, o ambiente fique menos propício às inflamações, diminuindo as células que são alvo de infecção do vírus HIV.
Leia o artigo publicado pelo Los Angeles Times:
http://www.latimes.com/health/la-sci-penis-microbiome-20130416,0,1924713.story
A mesma terapia utilizada para fragmentar cálculos renais, a litotripsia extracorpórea, tem se mostrado eficaz para o tratamento da impotência sexual. Através do microtrauma no tecido peniano que esse tipo de terapia acarreta, há liberação local de fatores angiogênicos, que são fatores que levam à formação de novo suprimento sanguíneo. Dessa forma, lesões locais que possam ter acarretado a impotência sexual são recuperadas e podem trazer de volta a ereção normal.
Leia matéria divulgada pela Medscape;
http://www.medscape.com/viewarticle/781506?nlid=30318_1004&src=wnl_edit_medp_urol&spon=15
De acordo com um novo estudo, ainda considerado pequeno por ter avaliado poucos casos, vem mostrar que o vírus HPV (Humam Papiloma Virus) também pode ser responsável pelo início do câncer de pulmão. Conhecido pela sua estreita relação com o câncer do colo uterino, foi uma surpresa perceber que em indivíduos não fumantes, as células tumorais apresentavam sinais de contaminação pelos tipos de HVP 16 e 18.
Leia a matéria divulgada pelo HealthDay:
http://consumer.healthday.com/Article.asp?AID=675145
Já é conhecida a informação que a medida do diâmetro do abdome, quando aumentada, vem associada a um maior índica de doença cardíaca. Novos estudos agora mostram que o mesmo aumento, também é responsável pelo aumento das doenças renais. Para que o sangue chegue à unidade funcional do rim, chamada de glomérulo, tem que haver um aumento da pressão sanguínea e esse fato, gera dano ao órgão.
Leia a matéria divulgada pelo HealthDay:
http://consumer.healthday.com/Article.asp?AID=675372
Estudos evidenciam que homens que têm níveis elevados de selênio na corrente sanguínea, não costumam apresentar-se com tumores de próstata nas formas mais avançadas, mais letais.
Essa informação é muito conflitiva, uma vez que trabalhos no passado já mostraram que o uso contínuo de selênio, não parece interferir no aparecimento do câncer de próstata. Porém, o uso da substância de forma mais natural, como por exemplo o consumo da Castanha-do-Pará, é mais indicado do que na forma industrializada.
Leia a matéria divulgada pelo Health Day:
http://consumer.healthday.com/Article.asp?AID=675242
De acordo com uma recente pesquisa divulgada pelo jornal Anesthesia, algumas pessoas podem estar conscientes durante o processo de anestesia geral, conforme já relatado por muitas pessoas que referiam ter escutado as conversas dos profissionais, enquanto em cirurgia. A pesquisa foi realizada através de questionários encaminhados a anestesistas do Reino Unido, indagando-os sobre relatos de pacientes, que haviam citado estar conscientes durante toda a cirurgia. Embora houvesse uma estimativa de que 1 entre 500 pacientes fossem acometidos por esse problema, a pesquisa mostrou na verdade, que os índices são de 1 caso para 15.000 cirurgias realizadas.
Leia mais sobre o assunto, acessando o site do Los Angeles Times:
http://www.latimes.com/health/boostershots/la-heb-awareness-during-anesthesia-rare-20130312,0,4579285.story
A empresa farmacêutica Lilly confirma que pretende lançar no Brasil neste ano, seu produto para reposição hormonal masculina. Conhecido como Axiron, o produto é uma solução alcoólica a base de testosterona, com rápida absorção pela pele do homem e é indicado para os indivíduos que têm baixos níveis, ou até mesmo nenhum, desse hormônio na corrente sanguínea.
Até a chegada desse produto no mercado brasileiro, as únicas opções dos pacientes são adquiri-la no exterior ou manipulá-la nas farmácias.
Leia mais sobre a ficha técnica do produto;
http://pi.lilly.com/us/axiron-medguide.pdf
Uma equipe chefiada pelo Prof Dr Miguel Srougi, vai participar de um estudo mundial que promete agilizar e melhorar o tratamento do crescimento benigno da próstata. O estudo, conhecido como embolização da próstata, visa levar a uma redução no tamanho da glândula com a obstrução da chegada do sangue ao órgão e assim, melhorar os sinais e sintomas decorrentes da obstrução à passagem de urina, que esse crescimento acarreta.
Leia a matéria divulgada pela Folha de São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/102128-medicos-do-hc-lideram-estudo-mundial-para-tratar-prostata.shtml
O F.D.A., federação americana que controla as drogas nos EUA, revelou que muitos suplementos anunciados como potencializadores do desempenho sexual masculino, possuem camufladas em suas fórmulas drogas como tadalafila e silfoaildenafila. Essas substâncias, usadas comercialmente com o nome de Cialis por exemplo, não apareciam nas fórmulas da embalagem, mas foram identificadas em muitos dos produtos encontrados no mercado americano, como Ninja Mojo e Love Rider.
Leia a matéria divulgada pela NPR:
http://www.npr.org/blogs/health/2013/04/04/176232105/fda-warns-that-ninja-mojo-and-love-rider-contain-hidden-drugs
É tudo que muitos homens precisam. As empresas Futura, Church & Dwight e Durex, estão trabalhando na produção de um preservativo que contenha um gel, conhecido como Zanfil, que promete ereções mais firmes, mais intensas e mais duradouras. Muitos homens reclamam do uso de preservativo por relatarem dificuldade em sustentar a ereção, após colocá-los. O produto ainda aguarda liberação para ser produzido, até mesmo na Europa.
Leia a matéria divulgada pela Bloomberg News:
http://www.bloomberg.com/news/2013-04-02/futura-finds-a-partner-to-develop-its-gel-filled-condom.html
O aumento da taxa de câncer de testículo na Escandinávia está levando os cientistas a pesquisar, produtos que estejam sendo usados no dia a dia e elevando as taxas de agressão às crianças. Considerada uma rara doença, foi observado taxas na Dinamarca e na Noruega, dez vezes acima do índice normalmente registrado no mundo. Centenas de produtos químicos, desde drogas, pesticidas e materiais plásticos, estão sendo investigados de Estocolmo a Helsinque, para tentar identificar a possível agressão.
Leia o artigo na íntegra, publicado pela Bloomberg News:
http://www.bloomberg.com/news/2013-03-14/nordic-testicular-cancer-mystery-prompts-chemicals-probe.html