terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O atendimento emergencial para as cólicas renais é mais frequentes nos meses quentes.

Um estudo nos Estados Unidos, que avaliou 3.600 casos de passagem pelos serviços de emergência em diversos hospitais, constatou que a incidência das cólicas renais tende a ser maior nos meses mais quentes. Observou-se também que há uma tendência de queda nesse mesmo evento, nos meses mais frios.
Urologistas devem ser mais enfáticos nesses períodos mais quentes, sobre a necessidade de orientar seus pacientes à uma maior ingesta de líquidos e a uma menor ingesta de proteínas nesses períodos.
Leia matéria divulgada pela Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/stone-rate-highest-in-august-lowest-in-february/article/333800/

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Crianças que sobreviveram ao câncer vivem com uma maior tendência ao suicídio.

Um estudo realizado na Suécia comprovou que crianças e adultos jovens com diagnóstico e tratamento de câncer, apresentam um maior risco para cometer suicídio no ano seguinte à descoberta. Esse estudo avaliou aproximadamente o risco para suicídio em 8 milhões de casos envolvendo crianças e adultos jovens e foi observado que na faixa etária entre 15 e 30 anos, aqueles com diagnóstico confirmado de câncer apresentavam um risco 2,5% maior, para cometer o suicídio, que os considerados sadios.
Um das possibilidades aventadas para esse fato, seria que os adultos jovens ainda não desenvolveram as aptidões necessárias para contornar efeitos adversos da vida.
Leia matéria divulgada pela Medscape Urology:
http://www.medscape.com/viewarticle/813476?src=wnl_edit_specol&uac=119127CZ

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O uso de lubrificantes no ato sexual pode atrapalhar a motilidade dos espermatozoides.

Um estudo avaliando 222 homens saudáveis, concluiu que o uso de lubrificantes no ato sexual para contornar situações em que o meio vaginal se apresenta muito ressecado, compromete a motilidade dos espermatozoides e assim, pode comprometer a fertilidade do casal.
Todas as marcas mais famosas nos Estados Unidos da América foram testadas, entre elas o KY da Johnson&Johnson, e todas mostraram algum efeito que compromete a motilidade dos espermatozoides.
Leia matéria divulgada pela Reuters: