Trabalho científico escandinavo (clique aqui para ver) informa que a curto prazo, homens idosos e de meia idade que urinam muito à noite e com intervalos curtos de 2 horas durante o dia, têm um risco maior de morrer a curto prazo.
O trabalho informa que além do ritmo urinário aumentado causado por problemas na próstata, homens nessa faixa etária costumam apresentar outras doenças que impactam na sobrevida.
Um estudo acaba de divulgar que a perda de urina em mulheres acima dos cinquenta anos, é frequente. Observou-se em 2/3 dessas pacientes, que apenas 38% delas realizava exercícios para fortalecer a musculatura que sustenta a bexiga e o canal da urina.
As causas mais comuns que desencadeiam as perdas são espirro, risadas, tosses, ter que ir rápido ao banheiro e atividade física.
Clique aqui e leia a matéria publicada pela National Poll on Healthy Aging report.
Embora haja consciência entre os homens que fumar é um risco para câncer de pulmão, enfisema e problemas de coração, um estudo mostrou que apenas um entre sete homens sabe que o hábito de fumar pode levar à impotência sexual.
Especialistas acreditam que uma maior divulgação sobre os riscos do tabagismo levar à impotência sexual, possa levar homens a não iniciar ou a largar o vício. Clique aqui e leia matéria divulgada pela MedPage Today.
Levantamento recente com pessoas portadoras de psoríase, mostrou que há um risco maior para que eles se queixem de disfunção sexual, sendo a impotência sexual uma delas. Um dos fatores que aumenta o risco para que isso ocorra, é a presença de lesões de psoríase na região genital. Mulheres costumam responder melhor aos tratamentos que podem devolver qualidade para a vida sexual. Clique aqui e leia matéria divulgada pela Med Page Today.
Estudo mostra que mulheres jovens e de meia idade que se apresentam com peso acima do normal, tendem a sofrer mais do quadro de incontinência urinária. A obesidade dobra o risco do aparecimento desse tipo de problema em mulheres acima do peso, quando comparadas com mulheres com pesos dentro dos limites de normalidade. Esses dados são importantes para que se fique alerta ao peso das mulheres, principalmente se começam a apresentar queixas de controle da urina. Clique aqui e leia a matéria publicada pela Reuters.
A falta de sal no corpo, condição médica denominada de hiponatremia, favorece à formação de cálculos (pedras) nos rins. Baixos níveis de sal na corrente sanguínea faz o corpo eliminar mais cálcio pela urina, mas a verdadeira causa para um maior risco de formação de cálculos renais é desconhecida.
A queda do sal no organismo também favorece às situações de osteopenia e fraturas ósseas. Condições que favorecem à hiponatremia são: ingesta errada de líquidos (seja muito ou pouco), diarreia e vômitos frequentes, doenças endocrinológicas que levam à produção inadequada do hormônio que regula a diurese (termo para produção de urina pelos rins) com a Doença de Addison, doenças renais, do fígado e insuficiência cardíaca são alguns exemplos. Leia a matéria completa sobre o assunto, clicando aqui.
Novos estudos vêm mais uma vez comprovar a eficácia do exame de sangue PSA, em diminuir o risco de morte do homem por câncer de próstata. É muito importante que homens, principalmente os acima de 55 anos, façam anualmente a coleta de sangue para a dosagem do PSA. Além de diminuir também o risco de morte por complicações que o câncer de próstata causa. Clique aqui e leia o que o que foi publicado on line no Urology.
Estudo evidencia que aproximadamente uma entre duas mulheres com 45 anos ou mais, perde urina com frequência.
Clique aqui para ler a matéria publicada pela Renal & Urology News.
Um estudo divulgado pela Cancer Prevention Research (clique aqui para ler) notificou que a bebida alcoólica parece influenciar negativamente a evolução do câncer de próstata. Homens que começaram a tomar bebida alcoólica cedo e que tendem a ingerir mais de 07 doses por semana, tendem a apresentar uma forma mais agressiva do tumor na próstata. Cientistas no entanto não relacionam o hábito de ingerir bebida alcoólica ao aparecimento do câncer prostático.
De acordo com um estudo divulgado pelo jornal Human Reproduction (clique aqui para lê-lo), o tipo de cueca que um homem usa interfere na contagem de espermatozoides produzidos. Homens que usam roupas íntimas mais folgadas, como as famosas samba-canção, apresentam uma contagem de espermatozoides maior do que aqueles que usam as mais apertadas, como as do tipo sunga.
Só quem passa pela situação de ter que ficar com um cateter duplo Jota dentro do corpo, para garantir a perfeita passagem da urina dos rins para a bexiga, sabe como é incômoda essa situação.
Estudo publicado pela Renal & Urology News (clique aqui para ler) mostra que a associação de dois medicamentos, a solifenacina e a tansulosina, pode aliviar bastante o mal estar causado pela presença do cateter.
Cientistas apresentam trabalho em que a injeção de células tronco no pênis para o tratamento da impotência sexual masculina, pode tornar a terapia com drogas para ereção obsoleta.
Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Homens que sofrem de síndrome metabólica (aumento da gordura abdominal, queda da insulina e aumento da glicose, queda do colesterol bom, o HDL, aumento da pressão arterial no sangue e aumento dos triglicérides) têm um risco maior de apresentar crescimento da próstata, segundo artigo publicado pela Renal & Urology News (clique aqui para ler)
Matéria recentemente publicada pela Environmental Health Perspectives (clique aqui para ler) alerta para um risco de 2,8 vezes maior de desenvolvimento de câncer de próstata, em homens que se expõem excessivamente à luz dos smartfones. A luz azul emitida pelos mesmos, assim como pelos tablets e outdoors com LED, não só aumenta um risco maior de câncer de próstata. Também é observado um risco de 1,5 vezes maior para o aparecimento de câncer nas mamas.
Um estudo acaba de mostrar que mulheres ciclistas referem uma qualidade de vida sexual melhor do que outros tipos de atletas mulheres, por exemplo: corredoras e nadadoras. Quanto maior a quantidade de exercício, melhor é a performance sexual.
Mas, infelizmente têm índices mais elevados de infecção urinária e feridas genitais devido à pressão do selim da bicicleta.
Clique aqui e leia matéria divulgada pela Reuters.
Estudos mostram que pode haver uma associação familiar entre os tumores de ovário e testículo. Pesquisas mostraram que homens com câncer no testículo têm uma maior probabilidade de terem mães com histórico de câncer no ovário do que homens com outros tipo de malignidade.Clique aqui para ler artigo publicado pela Cancer Network.
Estudo comprova que pessoas que ingerem pelo menos um refrigerante por dia, têm maior incidência de tumores no fígado, na próstata, nos ovários e na vesícula biliar.
Clique aqui e leia matéria divulgada pela Newsweek.
Um estudo realizado na Finlândia com homens em tratamento para síndrome metabólica e obesidade severa, em terapia contínua com alopurinol para controle do excesso de ácido úrico (causador da gota), mostrou que o risco para desenvolver hipertrofia benigna da próstata é menor. Esses homens necessitaram de menos terapia, seja clínica ou cirúrgica, para corrigir o crescimento da próstata. Clique aqui e leia a matéria.
Estudo recentemente publicado, vem mostrar que o uso contínuo do ibuprofeno pode comprometer a função dos testículos. É observado uma diminuição dos hormônios que estimulam a produção do hormônio masculino testosterona, que pode ser acompanhada de diminuição da fertilidade do homem, depressão e maior risco para doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.Clique aqui ler a matéria divulgada pelo The Telegraph (UK)