Foi liberado o acesso a um estudo (clique aqui para ler) que pela primeira vez, definitivamente mostra evidências entre hábitos sedentários e o aumento do risco para ter um câncer. Mais evidência para incentivá-los à prática regular de exercícios físicos.
A boa notícia é que trabalho realizado com homens na Austrália (clique aqui para ter acesso) evidenciou que terapia com testosterona e mudança de estilo de vida, pode evitar ou até reverter a Diabetes tipo 2, em homens com alto risco para desenvolver essa doença. O estudo, que envolveu o acompanhamento de homens com faixa etária entre 50 e 74 anos, se constituía de terapia com testosterona injetável a cada 3 semanas e mudança de estilo de vida com base nas normas dos Vigilantes do Peso desse país.
O câncer de próstata na forma inicial, quando ainda está bem localizado no interior da próstata, mostrou levar à morte nas mesmas proporções, quer o paciente decida pela cirurgia como tratamento, ou pelo tratamento com radioterapia ou até mesmo pela vigilância ativa (conduta quando não se faz nada e se acompanha de perto a evolução da doença, mudando a conduta no caso de progressão da mesma). Isso foi comprovado em estudo divulgado pela European Urology (clique aqui para ler), que evidencia uma diferença na evolução quanto às complicações mas não quanto à mortalidade (esta tem índices iguais) após um período de dez anos de comparação. Os homens que optaram pela vigilância ativa se apresentaram com sinas de doença em disseminação, com mais metástases em outros órgãos, e os que optaram pela cirurgia ou radioterapia, se queixaram mais de impotência sexual, incontinência urinária e problemas intestinais (diarreia).