quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Perder peso melhora o quadro de incontinência urinária da mulher.


De acordo com uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine que recrutou 338 mulheres com no mínimo 30 anos, aquelas que conseguiram perder no mínimo 8% do seu peso corporal, apresentaram uma diminuição da frequência de perdas urinárias em até 50%.
Leia o artigo na íntegra, publicado no HealthDay:

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O hábito da masturbação pode ter um bom efeito protetor, dependendo da idade do homem.

A masturbação pode ser uma boa atividade para o homem- ou ruim, dependendo da idade. A atividade sexual solitária largamente praticada mas pouco discutida, está associada a um aumento no risco de se desenvolver o câncer de próstata, quando praticada frequentemente por jovens na casa dos 20/ 30 anos.
Porém, quando os homens atingem a faixa etária dos 50 anos, o hábito pode proteger da doença pelo fato de ajudar na remoção de toxinas acumuladas durante a vida.
Leia o artigo na íntegra, publicado no The Independent
http://www.independent.co.uk/life-style/health-and-wellbeing/health-news/masturbation-can-be-good-for-the-over50s-1516792.html

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Talidomida: uma possível nova arma contra a recorrência do câncer de próstata.

O tratamento de pacientes com câncer de próstata usando talidomida e drogas bloqueadoras de hormônio masculino alternadamente, pode ser a nova arma que cientistas descobriram na prevenção da recorrência do câncer de próstata, após a cirurgia. Um grupo de 159 homens submetidos à cirurgia para tratamento do adenocarcinoma de próstata, foi acompanhado e dividido em dois subgrupos: num, foi administrado bloqueador hormonal seguido de talidomida. Noutro, no lugar da talidomida, foi administrado placebo. Associando-se a talidomida, o tempo médio observado para recorrência da doença variou de 15 a 17 meses, No grupo que fez uso do placebo o tempo médio foi de 6,6 a 9,6 meses.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Daily Mail:
http://www.dailymail.co.uk/health/article-1126455/Thalidomide-offers-new-hope-prostate-cancer-patients.html

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Qualquer atividade física, por menor que ela seja, leva a um melhor desempenho sexual.


Um estudo publicado recentemente no jornal European Urology, mostrou que por menor que seja a atividade física do homem (mesmo aquelas relacionadas à jardinagem) e que seja executada por no mínimo 30 minutos, leva a uma melhora no desempenho sexual. O estudo envolveu homens na faixa etária de 45 a 60 anos e mostrou que os que tem essas práticas, apresentam uma diminuição em 38%, no risco de se tornarem impotentes.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Daily Mail:
http://www.dailymail.co.uk/health/article-1117563/Why-gardening-boosts-mens-performance-bedroom.html

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nível elevado de testosterona pode diminuir o risco de desenvolvimento de hiperplasia benigna da próstata.

Um estudo realizado em Seatle nos Estados Unidos mostrou que os pacientes que apresentavam um nível elevado de testosterona no sangue, apresentaram um risco menor de desenvolverem crescimento benigno (hiperplasia) da próstata. Esse crescimento é provocado pela ação do hormônio dihidrotestosterona (DHT), derivado da testosterona após a ação de uma enzima. Acredita-se que fatores genéticos e/ou ambientais, possam ser o responsável por essa diferença e quando descobertos, podem ser usados em ações que visem prevenir o desenvolvimento dessa doença.
Leia o artigo na íntegra, publicado na Reuters Information:

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O hábito de caminhar diariamente diminui o risco de ganho de peso na meia idade.


De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o hábito de caminhar é uma arma contra a tendência de ganhar peso nas pessoas de meia idade. Um estudo que envolveu 5.000 homens/ mulheres, avaliou por 15 anos o ganho de peso dessas pessoas e concluiu que naquelas que tinham o hábito de caminhar pelo menos trinta minutos diariamente, havia uma diferença de até 17 libras no peso adquirido a menos, do que nas sedentárias.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Los Angeles Times:

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Impotência sexual: cuidado com a interação medicamentosa.


Um artigo publicado na Bloomberg News (http://www.ordering1.us/bloombergbooks/product.php?pid=317) está alertando para a possibilidade das drogas utilizadas no tratamento da impotência sexual e produzidas pelos laboratórios Pfizer (Viagra), Lilly (Cialis) e Bayer (Levitra), levar a efeitos colaterais perigosos, quando associadas a outros medicamentos. Segue a lista dos medicamentos que podem ter seus efeitos alterados, quando associados a uma das drogas produzidas por esses laboratórios. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pacientes curados de câncer na próstata, podem fazer reposição de testosterona de forma segura.



Durante décadas, a ideia de repor testosterona nos pacientes tratados de câncer de próstata, não era admitida. Conforme dito no livro "Testosterone for life" pelo Dr. Abraham Morgentaler, ao mesmo tempo que se sabe que privar o câncer da próstata da produção de testosterona, gera um encolhimento do tumor, atualmente há evidências que é seguro administrá-la para pacientes que foram bem sucedidos no tratamento deste tipo de câncer e que se encontram livres de doença. Um aspecto revolucionário desta teoria é que o câncer de próstata, é visto em pacientes com baixos níveis de testosterona no sangue e não naqueles com níveis elevados, o que pode explicar que repor testosterona pode não ser um risco a mais.
Leia o artigo na íntegra, publicado no Boston Globe: