quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Evidências mostram que a obesidade torna o câncer de próstata mais agressivo.

Um estudo americano relata, que evidências apontam para a conclusão de que a obesidade torna um câncer de próstata mais agressivo.
Com a obesidade, células gordurosas se alojam em todos os órgãos do organismo e parece que aquelas que se alojam em torno da próstata, produzem hormônios que fazem com que o tumor prostático se desenvolva mais rápido.
Leia matéria divulgada, com vídeo ilustrativo, publicada pela Fox News, falando sobre o assunto:
http://www.foxnews.com/health/2014/12/17/obesity-could-make-prostate-cancer-more-aggressive-study-says/

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O aumento do custo da terapia clínica para o crescimento benigno da próstata compensa a economia com os gastos, que podem ocorrer com essa doença.

A combinação de duas drogas, dutasterida e tamsulosina, tem se mostrado eficiente e uma das melhores formas de se tratar o crescimento benigno da próstata.
Um trabalho realizado na Grécia vem mostrar que, embora essa terapia leve a um aumento nos gastos com a aquisição da droga, a prevenção das complicações ocorridas com o crescimento da próstata, gera com certeza uma economia importante no orçamento.
Leia matéria falando sobre o assunto e divulgada pela Medscape Urology:
http://www.medscape.com/viewarticle/833709?nlid=71485_1004&src=wnl_edit_medp_urol&spon=15

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filtro solar pode comprometer a fertilidade do homem.

Um estudo que envolveu a observação de 500 casais que queriam ter um filho, concluiu que homens que usam filtro solar, podem ter sua fertilidade comprometida.
As amostras de urina dos homens que demoraram mais a engravidar suas companheiras, apresentavam componentes químicos presentes nas fórmulas dos protetores solares e bronzeadores. Também são encontrados em alguns tipos de shampoo e hidratantes de pele.
Leia matéria divulgada pela CNN:
http://edition.cnn.com/2014/11/14/health/sunblock-fertility-problems/index.html?eref=edition

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Paciente submetido à cirurgia bariátrica, tem um maior risco para a formação de cálculo renal.

Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (cirurgia de redução do estômago, visando perder peso) estão mais sujeitos a terem cálculos renais, segundo estudo publicado recentemente.
Num estudo, que acompanhou por 6 anos pacientes com cálculos renais, o grupo que tinha passado pela cirurgia apresentava uma incidência 11% maior para a formação de novos cálculos, contra 4,3% no grupo dos não operados.
Leia matéria divulgada pela Renal and Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/bariatric-surgery-kidney-stone-prevention/article/381017/

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Homens que tiveram mais do que vinte parceiras sexuais, têm um menor risco para desenvolver câncer na próstata.

Um estudo divulgado recentemente pelo jornal Cancer and Epidemiology mostra que homens que tiveram mais de vinte parceiras sexuais, têm menor risco para desenvolver câncer na próstata.
A cientista Marie-Elise Parent cita que um maior número de parceiras sexuais leva a uma maior frequência de ejaculações, o que já foi provado ter um efeito protetor sobre a próstata, para evitar o aparecimento de um câncer.
Para obter maiores informações, acesse o texto divulgado pelo The New York Post:
http://nypost.com/2014/10/29/more-sex-lowers-prostate-cancer-rates-for-men-study/

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Ter cálculo renal pode estar associado a um maior risco para ter uma fratura nos ossos.

De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, pacientes que têm cálculos nos rins, apresentam um maior risco de incidência de fraturas nos ossos. Esse achado é ainda mais frequente nas mulheres que se encontram na faixa etária entre 30 a 79 anos.
O mecanismo exato não é conhecido, mas como é comum observar-se um aumento nas taxas de eliminação de cálcio pela urina em pacientes portadores de cálculos renais, a hipótese na deficiência no sangue é aventada.
Leia matéria divulgada pela Medscape Today:
http://www.medpagetoday.com/Endocrinology/GeneralEndocrinology/48224

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O homem que não ingere carne, pode ter sua fertilidade comprometida.

Sabemos que uma dieta rica em frutas e vegetais pode evitar muitas doenças e prolongar a vida. Mas estudo recente mostrou que homens vegetarianos e praticantes do veganismo, podem ter a sua fertilidade diminuída. É o que mostra um estudo realizado na Califórnia junto a uma comunidade adventista. Percebeu-se que a contagem dos espermatozoides dos homens dessa comunidade é menor, quando comparado à contagem dos homens carnívoros. Além da contagem diminuída dos espermatozoides, a mobilidade deles também parece se apresentar diminuída.
Leia a matéria publicada pelo The Telegraph:
http://www.telegraph.co.uk/men/active/mens-health/11172519/Vegetarians-have-much-lower-sperm-counts.html

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Conheça o InFlow, um aparelho para controle da micção na mulher com lesão neurológica.

Acaba de ser aprovado para uso nos Estados Unidos, um equipamento produzido pela Vesiflo Inc., que auxilia as mulheres no ato da micção, numa condição em que a contratilidade da bexiga ficou comprometida.
Mulheres vitimas de doenças neurológicas ou de lesão da coluna vertebral e que perdem a capacidade de controlar a micção devido à falta de contração do músculo da bexiga, são as beneficiadas. O aparelho permite controlar a saída de urina quando for o momento apropriado, ao mesmo tempo que permite a retenção intra vesical.
Os efeitos colaterais do uso deste equipamento, que precisa ser substituído cada quatro semanas, incluem infecção urinária, inflamação na bexiga, sangramento urinário e dor na bexiga decorrente de espasmos.
Leia o artigo original publicado no HealthDay:
http://consumer.healthday.com/diseases-and-conditions-information-37/urine-problems-news-687/urinary-prosthetic-device-for-women-approved-692734.html

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A recidiva de um câncer de próstata é maior quando o paciente tem níveis altos de colesterol e triglicérides.

Um estudo acaba de revelar, que há uma relação entre altos níveis de colesterol e triglicérides no sangue e uma recidiva de um câncer de origem prostática, mesmo após a retirada da glândula.
Para cada aumento de 10mg/dL no sangue dos niveis das gorduras, há uma aumento de 3% no risco de recidiva da doença.
Leia matéria divulgada pelo HealthDay:
http://consumer.healthday.com/cancer-information-5/mis-cancer-news-102/high-cholesterol-might-spur-prostate-cancer-s-return-study-says-692592.html

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Infecção por Clamídia e Ejaculação Precoce.

A ejaculação precoce é um problema para muitos homens e algumas causas para que ela se manifeste já são conhecidas, sendo as infecções uma delas.
Trabalhos recentes mostram que as infecções na próstata, conhecidas com prostatite, quando causadas para Clamídia, são as que mais frequentemente contribuem para o aparecimento desse distúrbio de comportamento.
Saiba mais acessando o site da Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/premature-ejaculation-linked-to-chlamydia-in-prostatitis-patients/article/374086/

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Riscos com a cirurgia de vasectomia e que todo homem deve saber.

Um estudo, recentemente divulgado pela Associação Americana de Oncologia, relaciona a cirurgia de vasectomia a um risco maior de aparecimento de formas agressivas, e até mesmo letais, de câncer de próstata.
O estudo foi feito avaliando dados coletados a partir de 1986 até 2010 e que atingiu um número de 49.900 pacientes na faixa etária dos 45 aos 70 anos. Os casos de câncer de próstata foram estudados e relacionados às cirurgias de vasectomia. Concluiu-se que os riscos para o aparecimento do câncer de próstata em pacientes submetidos à vasectomia era pequeno, mas que quando foi diagnosticado, se apresentava em formas bem agressivas e até mesmo letais.
Leia o trabalho publicado no Journal of Clinical Oncology:
http://jco.ascopubs.org/content/early/2014/07/02/JCO.2013.54.8446.abstract?sid=ddce4960-df13-4d59-9c99-5a6f6d79cc0b

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Homens que se exercitam menos, tendem a acordar mais de noite para urinar.

Mais um benefício que as atividades físicas proporcionam. Já está provado por uma pesquisa, que homens que se exercitam regularmente acordam menos durante a noite para urinar.
Essa é uma queixa muito frequente do idoso. Manter o hábito de se exercitar tem um impacto positivo na qualidade do sono, uma vez que diminui a necessidade do homem se levantar durante a noite para urinar.
Leia matéria falando sobre o assunto, publicada na Medical Press:
http://medicalxpress.com/news/2014-08-men-urinate.html

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

As taxas de infecção urinária severa após uma biópsia de próstata, vêm aumentando.

Um dos riscos da biópsia de próstata é causar uma infecção urinária, uma vez que a agulha que retira o fragmento atravessa primeiro o intestino.
Como uma das complicações comuns após esse exame, está o aparecimento de uma infecção urinária. O problema é que essas infecções estão se apresentando cada vez mais severas. E as infecções severas podem se disseminar por todo o corpo do homem (septicemia) e até causar um óbito.
Leia a matéria divulgada pela Medscape:
http://www.medscape.com/viewarticle/830452?src=rss

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Questionário pode ajudar a estimar, se é provável que o paciente venha a ter mais cálculos renais.

Um novo estudo que avaliou aproximadamente 2.200 adultos que apresentaram cálculos nas vias urinárias, permitiu que se elaborasse uma lista de fatores que aumentam as chances para que um novo cálculo renal se forme.
Dentre os fatores citados, ser jovem, homem e caucasiano parece ser fator predisponente. Mas ter um histórico familiar e outros cálculos no rim, também o são.
Para obter mais informações sobre o assunto, acesse o link da Health Day:
http://consumer.healthday.com/diseases-and-conditions-information-37/misc-kidney-problem-news-432/new-tool-may-predict-odds-of-kidney-stone-recurrence-690451.html

terça-feira, 29 de julho de 2014

Urinar sentado pode diminuir os problemas de micção, causados pelo aumento da próstata.

Após a avaliação de 11 estudos, que observaram o hábito da micção em homens com próstatas que obstruíam a saída da urina, cientistas concluíram que homens que urinam sentados, têm alívio em alguns problemas, como por exemplo o excesso de urina que sobra no interior da bexiga.
Saiba mais sobre esse assunto, acessando a publicação no Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/enlarged-prostate-urination-problems-could-be-eased-by-sitting/article/362578/

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mulheres triatletas têm maior incidência de incontinência urinária.

De acordo com um artigo publicado no HealthDay, mulheres que praticam triatlo se queixam mais das doenças causadas pela desordem do assoalho pélvico, sendo a incontinência urinária uma delas.
Outros problemas como urgência para urinar, prolapso genital pela vagina e incontinência fecal também parecem ser frequentes nas mulheres que praticam esse tipo de esporte.
Saiba mais acessando o artigo publicado:
http://consumer.healthday.com/bone-and-joint-information-4/bone-joint-and-tendon-news-72/female-triathletes-may-face-host-of-health-problems-689935.html 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Saiba os motivos que levam o homem a interromper a terapia com comprimidos, que visava tratar uma disfunção erétil.

Nem todo  paciente que é orientado à terapia com drogas inibidoras de PDE-5 (Viagra, Levitra, Cialis entre outras), dá continuidade à mesma.
Um estudo que avaliou homens que abandonaram a terapia antes de completar 1 ano, evidenciou que as maiores causas para o abandono foram cura espontânea da disfunção erétil, alto custo da terapia e relutância para admitir a dependência à terapia.
Saiba mais sobre o assunto, acessando o artigo divulgado pela Medscape Urology:
http://www.medscape.com/viewarticle/825521?nlid=61746_1004&src=wnl_edit_medp_urol&uac=119127CZ&spon=15

quinta-feira, 17 de julho de 2014

ALERTA: o diagnóstico de câncer de próstata avançado, vem aumentando nos homens mais jovens.

Pesquisadores alertam para o fato de que casos de câncer de próstata já em estado mais avançado, têm sido mais frequentes e aumentou em 6 vezes nas duas últimas décadas.
Acredita-se, e está sendo investigado, de que possa haver uma variação genética (assim como no caso das mulheres em relação ao câncer de mama) que predisponha ao aparecimento dessas formas mais agressivas. A compreensão do porquê deste aumento, deverá ter um impacto na forma de se avaliar e escanear os homens, para a possibilidade dele ter um câncer na próstata. Sabe-se que um câncer mais agressivo diagnosticado na faixa dos 35 a 42 anos, é muito mais letal do que se fosse diagnosticado depois dos 60 anos.
Leia  matéria divulgada pelo Detroit Free Press:
http://www.freep.com/article/20140717/FEATURES08/307170033/prostate-cancer-younger-men-Michigan-research

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dias quentes propiciam a um maior risco para formação de cálculos renais.

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos que coletou dados em cidades como Dallas e Atlanta, mostrou que em lugares onde há dias quentes com frequência, a formação de cálculos renais é maior. Ou seja, viver em lugares com dias quentes é mais um fator de risco à formação desse tipo de doença, a litíase urinária, devido ao quadro de desidratação do organismo humano nessas situações.
Acesso o estudo para obter maiores informações:
http://ehp.niehs.nih.gov/1307703/

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A vasectomia volta a ser relacionada a uma maior chance de câncer na próstata.

Há uns quinze anos atrás surgiram as primeiras evidências de que o homem que realizasse uma vasectomia, poderia ter uma maior chance para desenvolver câncer na próstata. Refutada por cientistas na época, essa possibilidade parece ganhar novas evidências.
Uma pesquisa publicada pelo Journal of Clinical Oncology relata que homens que foram submetidos a vasectomia, têm maior chance para desenvolver formas mais agressivas, portanto mais letais, de câncer na próstata.
Embora o risco de câncer não seja tão mais alto, essa possibilidade agora deve ser colocada para todos os homens que desejem realizar essa cirurgia, visando controle de natalidade.
Leia mais sobre o assunto, acessando a matéria publicada pela Medpage Today:

http://www.medpagetoday.com/HematologyOncology/ProstateCancer/46689

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sucos cítricos diminuem a incidência de câncer na bexiga.

De acordo com uma publicação numa respeitada mídia que fala sobre Alimentos e Nutrição nos Estados Unidos, a alta ingesta de sucos cítricos está correlacionada com uma baixa incidência de tumores na bexiga. Foram realizados quatorze estudos analisando a ingesta de sucos cítricos e foi constatado que havia um risco 15% menor no grupo com alta ingesta desse tipo de suco, quando comparado ao grupo com baixa ingesta.
Leia matéria divulgada pelo Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/citrus-fruit-may-lower-bladder-cancer-risk/article/357625/

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Agência Americana Reguladora de Medicamentos alerta para os riscos de formação de coágulos no sangue, na utilização de medicamentos com testosterona.

O FDA (agência reguladora de produtos nos Estados Unidos) lançou um alerta para que as empresas que distribuem e fazem medicamentos com testosterona, informem os consumidores sobre um maior risco para a formação de coágulos no sangue com esse tipo de terapia. Os coágulos costumam obstruir os vasos sanguíneos e dificultar a chegada do sangue a órgãos vitais, como coração e cérebro.
Embora cientistas tenham comentado que essa complicação ocorre apenas em indivíduos com predisposição a esse aumento, já há relatos de casos em indivíduos sem essa particularidade.
Leia mais sobre o assunto, acessando o link do Boston Globe:
http://www.bostonglobe.com/lifestyle/health-wellness/2014/06/20/fda-issues-new-warning-testosterone-products/coLP1ldKKVKS7WOOMO0Q7O/story.html?p1=ArticleTab_Article_Bottom

terça-feira, 10 de junho de 2014

Celular no bolso: um mal a ser evitado.

Estudos evidenciam que homens que têm o hábito de carregar o aparelho celular no bolso, têm a motilidade do esperma afetada e com isso, podem ter a fertilidade comprometida.
Normalmente homens que não carregam seus telefones no bolso, apresentam índices que variam de 50 a 85% de espermatozoides capacitados para migrar em direção aos óvulos. Já os que carregam, têm esse índice reduzido para 5%.
Leia matéria divulgada pelo Health Day:
http://consumer.healthday.com/health-technology-information-18/cellphone-health-news-729/cellphone-exposure-may-harm-male-fertility-688673.html

terça-feira, 3 de junho de 2014

A relação entre o câncer de próstata e a fimose.

Um recente estudo publicado pelo Jornal de Urologia BJU International, revelou que o excesso de pele no pênis pode contribuir para o aparecimento do câncer na próstata. E revelou que a retirada desse excesso de pelo após os 35 anos, diminui em 45% o risco para o aparecimento de um câncer prostático. Nos negros o impacto é ainda maior: 60%.
Inexplicavelmente, o impacto é pequeno, 14%, quando a cirurgia é feita até o primeiro ano de vida.
Leia mais sobre o assunto, acessando o site do The New York Daily News:
http://www.nydailynews.com/life-style/health/chemo-circumcision-affect-prostate-cancer-rates-article-1.1814532

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ter cálculo renais, aumenta o risco para doença cardíaca.

Segundo um último levantamento de aproximadamente 49.000 casos, constatou-se que a presença de cálculos renais eleva o risco para o aparecimento de doenças cardíacas e também, o risco para derrames (acidentes vasculares cerebrais).
Distúrbios metabólicos no organismo, talvez explique essa constatação. E as mulheres parecem estar mais incluídas nessas situações do que o homem.
Leia mais sobre o assunto, acessando o site da Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/kidney-stones-raise-cardiac-disease-risk/article/348862/

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Hábitos alimentares diminui o risco para a formação de cálculos renais.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Urology, o alto consumo de fibras, frutas e verduras diminui o risco para a formação dos cálculos nas vias urinárias. O estudo analisou aproximadamente 82.000 mulheres e concluiu que quanto maior o consumo desses nutrientes após a menopausa, menor a incidência de cálculos renais.
Leia mais sobre o assunto, acessando o site da Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/healthier-diet-lowers-stone-risk-in-women/article/348953/

terça-feira, 27 de maio de 2014

A falta de vitamina D pode ser um fator de risco para o câncer na próstata.

Um estudo que avaliou 667 homens na faixa etária entre 40 e 79 anos, sugere que a falta de vitamina D no corpo do homem pode acarretar um risco maior para o desenvolvimento do câncer na próstata. E o déficit também parece estar relacionado aos casos mais agressivos deste tipo de câncer.
Leia mais sobre o assunto, acessando o link da Medwire News:
http://www.medwirenews.com/46/105616/General_oncology/Vitamin_D_deficiency_predicts_prostate_biopsy_outcomes.html

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Uso diário da tadalafila no pós operatório da cirurgia para a retirada da próstata com câncer, pode minimizar o risco de encolhimento do pênis.

Uma queixa frequente que se escuta dos homens que são submetidos a retirada completa da próstata para a cura do câncer, é de que o pênis depois da cirurgia diminui de tamanho. 
Tantas foram as queixas que estudos começaram a ser realizados com as drogas utilizadas para o tratamento da impotência sexual e foi observado que o uso diário da tadalafila, comercialmente conhecida como Cialis no Brasil, pode diminuir esse risco. Mas o mesmo efeito não se encontra quando a droga é utilizada sob demanda, ou seja, somente quando o paciente desejar ter uma relação sexual.
Leia mais sobre o assunto, acessando o link da OncLive:
http://www.onclive.com/conference-coverage/aua-2014/ED-Therapy-May-Preserve-Function-Penile-Length-after-Prostatectomy

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cachorros podem ser treinados para farejar produtos ligados ao câncer de próstata.

Numa recente apresentação no Congresso Americano de Urologia que acontece em Orlando, Estados Unidos, pesquisadores divulgaram que cachorros podem farejar na urina, produtos orgânicos relacionados à presença de um câncer na próstata. Em 98% dos testes realizados, os cachorros conseguiram detectar na urina dos pacientes com câncer de próstata, esses elementos.
Leia mais sobre o assunto, acessando o link da NBC News:
http://www.nbcnews.com/health/mens-health/dogs-sniff-out-prostate-cancer-n107641

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Aumentam as taxas de contaminação pela Sífilis.

De acordo com um levantamento realizado nos Estados Unidos, as taxas de diagnóstico da Sífilis dobrou de 2005 para os dias de hoje. A maioria dos pacientes infectados são homens gays ou bissexuais. Também foi percebido que os homens e as mulheres negras, são mais contaminados do que o(a)s branco(a)s. 
Essa constatação é preocupante uma vez que os meios para o contágio pela doença, são os meios que o vírus HIV utiliza para se disseminar.
Leia matéria divulgada pela NBC News:
http://www.nbcnews.com/health/sexual-health/syphilis-makes-worrying-comeback-u-s-n100606

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Inflamação crônica na próstata está sendo relacionada aos tumores mais agressivos na próstata.

Mais uma vez a literatura médica libera evidências, de que as inflamações crônicas na próstata podem ser fatores que agravam os tipos de câncer na próstata.
Embora não se consiga provar ainda como isso ocorre, essa descoberta vai gerar no mínimo, ações para que os homens se previnam das inflamações na próstata.
Leia matéria divulgada pela Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/chronic-prostate-inflammation-linked-with-high-grade-cancer/article/344042/

terça-feira, 18 de março de 2014

Estados Unidos informa a detecção da transmissão do vírus HIV pela primeira vez, entre mulheres num relacionamento homossexual.

Embora esse site quando fale de sexo esteja se dirigindo ao homem, não podemos deixar de informar que os Estados Unidos acabam de confirmar o primeiro caso de transmissão do vírus HIV através do contato sexual num casal homossexual de mulheres.
Uma mulher de 46 anos teve o diagnóstico confirmado em 2012. O vírus dessa mulher era virtualmente idêntico ao vírus encontrado na parceira dela, que tinha suspendido o tratamento com os antirretrovirais desde 2008. Essa mulher tinha tido nos últimos 5 anos antes do diagnóstico, três outras parceiras diferentes e nega ter se submetido a situações de risco para a contaminação pelo vírus HIV, como realização de tatuagens, transfusão sanguínea, transplantes ou acupuntura.
As mulheres confirmaram sempre terem feito sexo sem proteção e que costumavam utilizar brinquedos e consolos para animar o ato sexual, às vezes de forma tão violenta, a ponto de provocar sangramento genital.
Cientistas e infectologistas afirmam que esta é uma forma muito rara de transmissão do vírus HIV, mas de agora em diante, há uma nova e importante mensagem sobre uma outra forma possível de contágio.
Leia uma das matérias publicadas pela imprensa e divulgada pel Huffington Post:
http://www.huffingtonpost.com/2014/03/13/female-to-female-hiv-transmission_n_4959332.html

quinta-feira, 13 de março de 2014

Drogas para tratar o colesterol elevado, as estatinas, podem melhorar a ereção.

As drogas utilizadas para controlar a tendência de elevação do colesterol no sangue, pode ser uma nova arma para melhorar a qualidade de ereção, nos homens que já não respondem bem aos medicamentos com sildenafila (Viagra), vardenafila (Levitra) tadalafila (Cialis), entre outros.
Um trabalho que envolveu 350 homens nessas condições, evidenciou que os mesmos referiram uma melhora significativa nos índices utilizados para se avaliar a qualidade de ereção.
Leia matéria divulgada pelo Renal & Urology News:

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dieta rica em proteína na meia idade, aumenta o risco para o aparecimento de câncer.

Em tempos de dietas ricas em proteína animal e pobre em carboidratos, é importante divulgar evidências que apontam para um maior risco para o aparecimento de câncer na meia idade, em pessoas que adotam dietas desse tipo.
Pessoas na meia idade que têm o hábito de ingerir grande quantidade de proteína animal têm quatro vezes mais chances de desenvolverem um câncer, quando comparadas às pessoas com baixa ingesta desse tipo de alimento.
Também há evidências de que dietas ricas em proteína animal geram o mesmo risco para o aparecimento de câncer, quando comparados aos fumantes.
Há evidências mostrando também de que dependendo do tipo de proteína, o risco pode ser maior. As proteínas das oleaginosas (nozes, castanhas) parecem estar menos relacionadas ao aparecimento dos tumores do que quando há ingesta de proteína animal, principalmente quando se fala em carne vermelha.
Leia uma das matérias divulgadas pela imprensa e publicada pelo site do Washington Post:
http://wpost.com/national/health-science/too-much-protein-could-lead-to-early-death-study-says/2014/03/04/0af0603e-a3b5-11e3-8466-d34c451760b9_story.html

quarta-feira, 5 de março de 2014

Estudo libera mais dados sobre os riscos do uso de suplementos à base de selênio e vitamina E para o câncer de próstata.

Um estudo publicado recentemente no Journal of the National Cancer Institute envolvendo aproximandamente 35.000 homens,  vem mostrar que suplementos à base de selênio e vitamina E podem aumentar o risco para o homem vir a ter câncer de próstata.
Em relação ao selênio, tudo depende da quantidade de selênio já existente naturalmente do corpo do homem e no caso de niveis elevados, o uso de suplementos pode dobrar o risco para o aparecimento deste tipo de câncer.
Em relação à vitamina E, o risco só existe, podendo ser maior até que o dobro, no caso do organismo ser deficitário em selênio.
Leia matéria divulgada pelo Health Day:
http://consumer.healthday.com/cancer-information-5/mis-cancer-news-102/supplements-might-double-your-risk-of-prostate-cancer-685137.html

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O atendimento emergencial para as cólicas renais é mais frequentes nos meses quentes.

Um estudo nos Estados Unidos, que avaliou 3.600 casos de passagem pelos serviços de emergência em diversos hospitais, constatou que a incidência das cólicas renais tende a ser maior nos meses mais quentes. Observou-se também que há uma tendência de queda nesse mesmo evento, nos meses mais frios.
Urologistas devem ser mais enfáticos nesses períodos mais quentes, sobre a necessidade de orientar seus pacientes à uma maior ingesta de líquidos e a uma menor ingesta de proteínas nesses períodos.
Leia matéria divulgada pela Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/stone-rate-highest-in-august-lowest-in-february/article/333800/

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Crianças que sobreviveram ao câncer vivem com uma maior tendência ao suicídio.

Um estudo realizado na Suécia comprovou que crianças e adultos jovens com diagnóstico e tratamento de câncer, apresentam um maior risco para cometer suicídio no ano seguinte à descoberta. Esse estudo avaliou aproximadamente o risco para suicídio em 8 milhões de casos envolvendo crianças e adultos jovens e foi observado que na faixa etária entre 15 e 30 anos, aqueles com diagnóstico confirmado de câncer apresentavam um risco 2,5% maior, para cometer o suicídio, que os considerados sadios.
Um das possibilidades aventadas para esse fato, seria que os adultos jovens ainda não desenvolveram as aptidões necessárias para contornar efeitos adversos da vida.
Leia matéria divulgada pela Medscape Urology:
http://www.medscape.com/viewarticle/813476?src=wnl_edit_specol&uac=119127CZ

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O uso de lubrificantes no ato sexual pode atrapalhar a motilidade dos espermatozoides.

Um estudo avaliando 222 homens saudáveis, concluiu que o uso de lubrificantes no ato sexual para contornar situações em que o meio vaginal se apresenta muito ressecado, compromete a motilidade dos espermatozoides e assim, pode comprometer a fertilidade do casal.
Todas as marcas mais famosas nos Estados Unidos da América foram testadas, entre elas o KY da Johnson&Johnson, e todas mostraram algum efeito que compromete a motilidade dos espermatozoides.
Leia matéria divulgada pela Reuters:

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O uso de suplementos a base de testosterona parece aumentar o risco para um ataque cardíaco.

Um estudo recentemente divulgado, mostra que homens que fazem uso de suplementos a base de testosterona estão mais sujeitos aos ataques cardíacos.
A notícia foi divulgada por vários canais de comunicação e essa conclusão foi baseada num estudo envolvendo aproximadamente 56.000 homens. Observou-se que homens com mais de 65 anos têm o dobro de risco para um ataque cardíaco quando em terapia com esse tipo de suplemento e o risco chega a triplicar, quando a terapia é feita com indivíduos mais novos, também com histórico de doença cardíaca.
O motivo desse aumento do risco não é totalmente conhecido, mas uma das hipóteses é de que esses suplementos diminuam os níveis de colesterol bom (o HDL) na corrente sanguínea e/ou comprometam as artérias que levam sangue ao músculo do coração.
Leia uma das matérias sobre o assunto, publicada pelo site da TIME:

http://healthland.time.com/2014/01/29/testosterone-treatments-linked-to-heart-attacks/ 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Baixos níveis de testosterona pode significar pior evolução no câncer da próstata.

Um estudo realizado envolvendo 177 homens submetidos à cirurgia para a retirada da próstata acometida por um câncer, constatou que homens que apresentavam dosagens de testosterona no sangue abaixo de 300ng/dl, apresentavam uma pior evolução. Esses pacientes apresentavam um maior percentual de doença disseminada, como por exemplo com acometimento das vesículas seminais, ou então logo apresentaram sinais de recidiva da doença.
Leia matéria divulgada pelo Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/low-testosterone-may-predict-worse-prostate-cancer-outcomes/article/330812/

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nictúria: uma necessidade que compromete o sono.

Infelizmente muitos homens precisam acordar à noite para ir ao banheiro urinar. Isto é o que chamamos de nictúria.
Sabe-se que esse quadro melhora com a diminuição da ingesta de líquidos no final do dia. Porém, trabalhos mais recentes mostram que a diminuição de líquidos durante o dia inteiro, também traz benefícios.
Então o ideal é dosar bem a ingesta de líquidos e alimentos com água associada (melancia, chuchu entre outros) durante todo o dia.
Leia matéria publicada pela Medwire:
http://www.medwirenews.com/50/105279/Urology/Daytime_water_restriction_effective_in_nocturia.html

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O aumento das taxas das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

De acordo com uma pesquisa americana no ano de 2012 e publicada recentemente nos Estados Unidos, observa-se um aumento nas taxas de disseminação das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Observou-se uma elevação na transmissão da gonorreia e uma taxa de 11% na transmissão da Sífilis. As taxas de contaminação pela Clamídia permaneceram estáveis.
Os infectologistas se preocupam com esses aumentos, pois provavelmente levarão a um aumento na transmissão do vírus HIV, e recomendam que indivíduos sexualmente ativos, se submetarm um check up anual quanto às DSTs.
Leia matéria divulgada pelo The Washington Times:
http://www.washingtontimes.com/news/2014/jan/8/sexually-transmitted-diseases-spread-2012/

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A terapia com melatonina pode reduzir a necessidade do idoso de urinar à noite.

Estudo japonês com aproximadamente 860 pessoas na faixa etária de 70 anos, tanto do sexo masculino como do feminino, sugere que a melatonina pode ser um aliado no tratamento da melhora do sono, nos indivíduos que precisam urinar várias vezes à noite.
A melatonina, que é um hormônio produzido pela glândula pineal, quando administrada na dosagem noturna de 2 mg, parece exercer um efeito relaxante na musculatura da bexiga, diminuindo os estímulos e o desejo miccional.
Leia matéria publicada pelo Renal & Urology News:

http://www.renalandurologynews.com/nocturia-linked-to-low-melatonin/article/328699/

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O consumo de carne animal pode aumentar a incidência de certos tipos de câncer.

Um estudo publicado no Journal Nutrients mostrou forte correlação entre consumo de produtos animais e alguns tipos de câncer. Na especialidade de urologia, observou-se uma relação importante no aparecimento de tumores na próstata, nos rins e nos testículos.
Na mulher, tumor de mama, ovários e colo uterino. Em ambos os sexos, no pâncreas.
O adoçamento de bebidas com adoçantes artificiais, também está relacionado ao aumento das taxas de câncer no rim e na próstata. Em contrapartida o consumo regular de cereais tende a diminuir essas mesmas taxas.
Veja o artigo publicado pela Medscape:
http://www.medscape.com/viewarticle/819017

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A aspirina pode reduzir o risco de morte por câncer de próstata.

Estudo sugere que a ingesta diária de altas doses de aspirina, ou seja acima de 75mg ao dia, diminui o risco de morte nos homens em decorrência de um câncer na próstata. O estudo chegou a esta conclusão comparando homens que faziam uso de uma dose alta de aspirina, com homens que não faziam uso, ou faziam em doses menores.
Veja matéria divulgada pelo Rena & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/higher-aspirin-doses-may-cut-prostate-cancer-mortality/article/327701/

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A biópsia da próstata pela região do períneo parece ser mais eficiente no diagnóstico do câncer na próstata.

A biópsia de próstata realizada pela via perineal parece ser mais eficiente no diagnóstico de pequenos tumores prostáticos, ainda na fase inicial da doença, quando comparado com o método mais tradicional, que é o via retal guiado pelo ultrassom.
A via perineal deveria começar a ser vista como o método ideal de investigação diagnóstica do câncer de próstata, principalmente nos pacientes que se apresentam com aumentos sucessivos dos níveis de PSA no sangue e que já foram submetidos a outras biópsias de próstata via retal e não tiveram a doença confirmada.
Leia matéria divulgada pela Renal & Urology News:
http://www.renalandurologynews.com/transperineal-prostate-biopsy-trumps-trus/article/328521/

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A reposição de testosterona não pode ser vista como uma cura para tudo.

Com tantos medicamentos à disposição do brasileiro visando a reposição hormonal da testosterona (recentemente a Lilly lançou Axeron, um gel a ser aplicado nas axilas diariamente), é muito comum homens procurarem urologistas ansiosos para iniciar esse tipo de terapia.
Com o envelhecimento o homem pode ter a produção hormonal de testosterona diminuída e apresentar queixas como queda de libido, depressão, insônia e perda de massa muscular. Mas muitos procuram o urologista esperançosos em melhorar a fertilidade ou a qualidade de ereção com esse tipo de terapia.
Importante realçar que apenas 4 entre 10 homens após os 45 anos podem vir a ter redução na produção de testosterona e que algumas situações como depressão e obesidade, podem levar à redução de testosterona e não o contrário.
Para saber mais sobre esse assunto, acesse a matéria publicada pelo Health Day:
http://consumer.healthday.com/men-s-health-information-24/men-s-problems-health-news-469/libido-and-energy-may-suffer-with-low-testosterone-675844.html