Um Feliz Natal!
Feliz 2021!
Neste blog você encontrará novidades na Urologia, sempre na forma de posts. Por aqui, você e nossos pacientes poderão acompanhar as novidades da especialidade. Visite nosso site: www.clinicacz.com
A pandemia da COVID-19 gerou vários problemas e um, muito serio, foi a necessidade de se adiar cirurgias, inclusive aquelas para tratamento de doenças cancerígenas. E aí fica a dúvida: deve-se adiar uma cirurgia para tratar um câncer de próstata? Sim, um trabalho publicado pela MedPage Today (clique aqui para acessar) evidencia que até os casos de câncer de próstata com alto risco de evoluir para complicações, morte inclusive, mais agressivos, podem ter a cirurgia adiada seguramente por até 06 meses, sem comprometer os resultados que impactam na sobrevida do paciente e possíveis complicações devido à demora em realizar a cirurgia.
De acordo com matéria publicada no Cancer Therapy Advisor (clique aqui para ler) embora menos homens estejam sendo diagnosticados com câncer de próstata localizado, mais estão sendo diagnosticados com doença já com metástases a distância, casos em que apenas um terço consegue sobreviver por 05 anos.
Pesquisadores reportaram (clique aqui para ter acesso à matéria divulgada pela MedPage Today) que homens que se dizem gays ou bissexuais, tendem a conversar mais com os seus médicos sobre dificuldades nos atos sexuais, do que homens que se apresentam como heterossexuais.
Os pesquisadores não sabem muito bem como explicar isso. Talvez pelo fato do grupo de homens gays e bissexuais ser mais atingido por Doenças Sexualmente Transmissíveis, faça com que os médicos tenham mais conversas sobre os hábitos sexuais de seus pacientes.. Mas conclui-se que há de serem feitos esforços para que essas questões sejam mais discutidas com os homens heterossexuais.
No geral, houve uma diminuição no aparecimento de casos, mas infelizmente nesses casos diagnosticados, houve um aumento dos mais agressivos. Informações como essa, ajudam médicos e pacientes decidirem pelos caminhos a serem tomados, quando o diagnóstico infelizmente é feito.
Leia matéria publicada pela Health Day, clicando aqui.Pesquisadores informam que fumantes costumam apresentar um resultado pior no tratamento para o câncer de bexiga. Os resultados do tratamento com quimioterapia são piores e as taxas de mortalidade são maiores. Observaram que aqueles que fumavam na época da cirurgia, apresentaram maior taxa de recorrência da doença. Clique aqui e leia matéria divulgada pela Health Day.