segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Boas Festas!!!

 



 
Desejamos a você, nosso leitor, que as festas de final de ano sejam uma comemoração pelas conquistas e superações deste ano e ao mesmo tempo, uma ação de otimismo para que em 2021 você continue a progredir, aproveitando as chances de praticar todos os ensinamentos que o Natal nos faz lembrar que existem.

Um Feliz Natal!
Feliz 2021!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Em tempos de COVID-19, deve-se adiar a cirurgia de câncer de próstata?

  


A pandemia da COVID-19 gerou vários problemas e um, muito serio, foi a necessidade de se adiar cirurgias, inclusive aquelas para tratamento de doenças cancerígenas. E aí fica a dúvida: deve-se adiar uma cirurgia para tratar um câncer de próstata? Sim, um trabalho publicado pela MedPage Today (clique aqui para acessar) evidencia que até os casos de câncer de próstata com alto risco de evoluir para complicações, morte inclusive, mais agressivos, podem ter a cirurgia adiada seguramente por até 06 meses, sem comprometer os resultados que impactam na sobrevida do paciente e possíveis complicações devido à demora em realizar a cirurgia.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Incidência de câncer de próstata localizado diminui, mas aumentam os casos com metástases.

 


De acordo com matéria publicada no Cancer Therapy Advisor (clique aqui para ler) embora menos homens estejam sendo diagnosticados com câncer de próstata localizado, mais estão sendo diagnosticados com doença já com metástases a distância, casos em que apenas um terço consegue sobreviver por 05 anos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Orientação sexual tem impacto na relação médico-paciente?

 


Será que a orientação sexual pode interferir na confiança que um paciente tem pelo seu médico? Parece que sim.

Pesquisadores reportaram (clique aqui para ter acesso à matéria divulgada pela MedPage Today) que homens que se dizem gays ou bissexuais, tendem a conversar mais com os seus médicos sobre dificuldades nos atos sexuais, do que homens que se apresentam como heterossexuais.

Os pesquisadores não sabem muito bem como explicar isso. Talvez pelo fato do grupo de homens gays e bissexuais ser mais atingido por Doenças Sexualmente Transmissíveis, faça com que os médicos tenham mais conversas sobre os hábitos sexuais de seus pacientes.. Mas conclui-se que há de serem feitos esforços para que essas questões sejam mais discutidas com os homens heterossexuais.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

NOVEMBRO AZUL! Prevenção do câncer de próstata.

 


Novembro é o mês de se fazer a campanha do câncer de próstata e você, homem, deve avaliar se já não é o caso de procurar um urologista, para fazer os exames preventivos que podem diagnosticar um câncer na próstata, que está lá quieto, silencioso.

Quem deve procurar um urologista?

1) Homens afrodescendentes acima dos 45 anos, já que nesse grupo a incidência da doença é mais frequente.

2) Homens acima dos 45 anos com histórico de câncer de próstata na família (pai, avô, irmãos, tios). Homens obesos, uma vez que a obesidade aumenta o risco para se ter câncer na próstata.

3) Homens sem antecedentes familiares e que não participam das situações citadas acima, após os 50 anos.

O que será feito?

Primeiro o urologista irá conversar com você, objetivando colher dados que possam já fazê-lo suspeitar da possibilidade do câncer estar presente. Irá perguntar sobre os seus hábitos de micção, avaliar a qualidade do jato de urina que você apresenta ao urinar e tentar descobrir algum antecedente de doença urológica.

Depois o urologista fará o exame físico e é nesse momento que ocorrerá o exame de próstata, através do toque retal, com a introdução do dedo pelo ânus.

E por último ele avaliará, e provavelmente solicitará, exames complementares: ultrassonografias, exames de sangue (PSA- Prostatic Specific Antigen), de urina e eventualmente uma Ressonância Magnética da próstata.



Ao final da consulta, nós urologistas na maioria das vezes já temos noção se é um caso suspeito, ou não, de câncer na próstata. Mas serão os exames complementares que permitirão nos orientar sobre o diagnóstico final. Então, não deixe de retornar em consulta com os exames, mesmo que você considere que os resultados foram normais (hoje em dia a maioria dos pacientes tem acesso aos resultados dos exames antes mesmo dos médicos).


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Telemedicina se mostra útil para o tratamento de homens inférteis.


Homens que procuram médicos para tratarem de dificuldades para engravidar e que não moram em grandes centros metropolitanos, podem receber ajuda pela telemedicina. Num primeiro atendimento clínico, ou até mesmo por um urologista em sua cidade, a partir de um determinado ponto pode haver a necessidade de uma avaliação por um médico especialista em Medicina Reprodutiva. Nesse momento é que uma consulta com um especialista a distância, com uso da telemedicina, pode ser de grande ajuda. Clique aqui e leia matéria divulgada pela Medscape

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Câncer de Próstata: como andam os índices da doença?

 

O mês de Novembro se aproxima, que é o Novembro Azul quando são feitos mais esforços para o engajamento do homem na prevenção da doença, e esta postagem vai falar sobre como andam as taxas do câncer de próstata.

No geral, houve uma diminuição no aparecimento de casos, mas infelizmente nesses casos diagnosticados, houve um aumento dos mais agressivos. Informações como essa, ajudam médicos e pacientes decidirem pelos caminhos a serem tomados, quando o diagnóstico infelizmente é feito.

Leia matéria publicada pela Health Day, clicando aqui.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Fumantes tendem a responder de forma pior à cirurgia de câncer na bexiga.

 

Pesquisadores informam que fumantes costumam apresentar um resultado pior no tratamento para o câncer de bexiga. Os resultados do tratamento com quimioterapia são piores e as taxas de mortalidade são maiores. Observaram que aqueles que fumavam na época da cirurgia, apresentaram maior taxa de recorrência da doença. Clique aqui e leia matéria divulgada pela Health Day.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Luz noturna de computadores, e semelhantes, compromete a fertilidade do homem.

 

Estudo publicado Medscape Urology (clique aqui para ler) evidencia que homens que têm o hábito de se expor com regularidade à luz emitida por computadores, smartfone e tablets, têm a sua fertilidade comprometida. Nesse homens foi constatado uma queda na qualidade do sêmen.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Exercícios físicos auxiliam no estresse.

De acordo com um estudo realizado com camundongos, atividade física regular faz com que haja produção de substâncias químicas no cérebro, que em situações de estresse auxiliam a se ter uma atitude psicologicamente mais corajosa e resiliente. O mesmo acredita-se que ocorra com humanos, que auxiliaria na vivência de situações de estresse como a da pandemia por Covid-19.
Clique aqui e leia a matéria publicada pelo The New York Times.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O homem às vezes é responsável pela infecção ginecológica da parceira.


Pesquisadores divulgam que  muitas das bactérias que são encontradas no meio vaginal e que podem causar inflamações e até mesmo infecções, são encontradas na pele do pênis do homem. Muitas vezes a responsabilidade de transmissão desses patógenos para as mulheres é do parceiro sexual. Clique aqui e leia matéria divulgada pela CNN.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Urinar à noite é mais comum em fumantes.

Trabalho realizado no Japão envolvendo aproximadamente 600 homens que se queixavam de distúrbios urinários, um deles ter que levantar à noite para urinar, mostrou que a queixa é mais comum nos homens que fumavam. Infelizmente não há indicação que ao quitar o tabagismo, a queixa melhore.
Clique aqui para ler matéria divulgada pela Renal & Urology News.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Cigarro eletrônico afeta a fertilidade do homem.

Já se sabe que homens que fumam, têm diminuição no seu quadro de fertilidade. Agora sabe-se que o uso de cigarro eletrônico (e-cigarette, vaper) também faz o mesmo. Homens jovens usuários do cigarro eletrônico apresentam redução na contagem dos espermatozoides, é o que diz matéria publicada pela Medscape (clique aqui para lê-la)

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Sedentarismo e câncer: exercite-se!

Foi liberado o acesso a um estudo (clique aqui para ler) que pela primeira vez, definitivamente mostra evidências entre hábitos sedentários e o aumento do risco para ter um câncer. Mais evidência para incentivá-los à prática regular de exercícios físicos. 

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Diabetes e Testosterona: boa notícia!

A boa notícia é que trabalho realizado com homens na Austrália (clique aqui para ter acesso) evidenciou que terapia com testosterona e mudança de estilo de vida, pode evitar ou até reverter a Diabetes tipo 2, em homens com alto risco  para desenvolver essa doença. O estudo, que envolveu o acompanhamento de homens com faixa etária entre 50 e 74 anos, se constituía de terapia com testosterona injetável a cada 3 semanas e mudança de estilo de vida com base nas normas dos Vigilantes do Peso desse país.

terça-feira, 2 de junho de 2020

Risco de morte por câncer de próstata inicial é igual em três tipos de tratamento.

O câncer de próstata na forma inicial, quando ainda está bem localizado no interior da próstata, mostrou levar à morte nas mesmas proporções, quer o paciente decida pela cirurgia como tratamento, ou pelo tratamento com radioterapia ou até mesmo pela vigilância ativa (conduta quando não se faz nada e se acompanha de perto a evolução da doença, mudando a conduta no caso de progressão da mesma). Isso foi comprovado em estudo divulgado pela European Urology (clique aqui para ler), que evidencia uma diferença na evolução quanto às complicações mas não quanto à mortalidade (esta tem índices iguais) após um período de dez anos de comparação. Os homens que optaram pela vigilância ativa se apresentaram com sinas de doença em disseminação, com mais metástases em outros órgãos, e os que optaram pela cirurgia ou radioterapia, se queixaram mais de impotência sexual, incontinência urinária e problemas intestinais (diarreia). 

quinta-feira, 21 de maio de 2020

50% dos homens relata dificuldades no sexo após tratamento do câncer de próstata.

Resultados de uma pesquisa a ser mostrada no próximo congresso virtual da Sociedade Europeia de Urologia, mostra que mais de 50% dos homens que participaram, relataram alguma dificuldade sexual após o término do tratamento de um câncer na próstata. À mesma pesquisa, 45% dos participantes relatou algum problema de ansiedade ou depressão. Clique aqui e leia mais sobre a matéria publicada pela Medscape.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Alerta: os níveis de testosterona estão caindo.

Cientistas nos EUA alertam: tem sido detectada a queda nos níveis sanguíneos de testosterona nos adolescentes e adultos jovens. A obesidade tem grande importância nesse fato e tudo indica que a atividade física regular pode compensar esse fator, uma vez que adolescentes, mesmo os obesos, que praticam-na com regularidade, apresentam níveis maiores do que os sedentários. A testosterona tem um papel importante na vida do homem,  não só em relação à fertilidade e sexualidade, mas tudo indica que também há papel importante de proteção. Adultos jovens com queda de testosterona e obesidade podem apresentar desenvolvimento precoce de câncer.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Diagnósticos de câncer serão impactados durante Covid-19.

A pandemia da Covid-19 afetará muito os diagnósticos de câncer pelo mundo. Tem-se em mente que em torno de 80.000 casos estarão comprometidos de alguma forma nesses 3 meses, de Março a Junho/ 2020, ao terem seus diagnósticos retardados ou sequer realizados. Os tipos mais prováveis de câncer que devem ter seus diagnósticos impactados são os tumores da mama, da próstata, do pulmão, da região colorretal e coluna cervical. Clique aqui para ler na íntegra a matéria divulgada pela CHEST Physician.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Etnias e câncer.

Um trabalho que envolveu perto de 950.000 casos de câncer (clique aqui para ler a matéria divulgada pelo JAMA), mostrou que brancos, hispânicos e negros apresentam piores resultados na evolução do câncer quando comparados com a etnia asiática.
Negros tinham uma maior evidência de metástases quando foi feito o diagnóstico da doença, hispânicos e negros não conseguiam tratamentos definitivos e brancos, hispânicos e negros apresentaram taxas piores de melhora e sobrevivência aos tratamentos, quando comparados com os asiáticos.
Essas diferenças serão importantes na elaboração de protocolos para uma melhor abordagem no tratamento das doenças cancerígenas.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Homens frequentemente resistem visitar médicos.

Homens constantemente resistem procurar médicos, mesmo que se sintam doentes e/ou com dor. Costumam preferir atividades como limpar banheiros ou cortar a grama, do que procurar um médico. Em tempos de Covid-19 afetando mais os homens do que as mulheres, por causas até agora desconhecidas, essa atitude pode acarretar sérios problemas na cura dos mesmos. Clique aqui e leia matéria publicada pelo Washington Post.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Preciso de um urologista: escolho um médico ou uma médica?

Um levantamento mundial mostra que 10 a 15% dos médicos urologistas é do sexo feminino. Um trabalho realizado (clique aqui para acessar) mostra que quando se tratam de pacientes do sexo feminino e/ou pacientes do sexo masculino, em que esses pacientes se consideravam em situações embaraçosas ou procedimentos ambulatoriais seriam necessários, havia uma maior prevalência pela escolha de um Médico Urologista do mesmo sexo do paciente.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Cigarro eletrônico: sim, há riscos!

Muita gente acredita que o uso de cigarros eletrônicos é inofensivo. Não é isso que recente artigo publicado pela Cancer Network evidencia (clique aqui para ler). Usuários do e-cigarette apresentam substâncias na urina consideradas carcinogênicas, muitas relacionadas ao aparecimento do câncer de bexiga.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Coronavírus, aparentemente, tem matado mais os homens do que as mulheres.

A princípio, a infecção pelo novo Coronavírus, o Covid-19, tem sido mais fatal para os homens do que para as mulheres. Na Itália, por exemplo, os homens são 70% das vítimas pela infecção e respondem por 60% dos casos reportados. Já na Coréia do Sul, as mulheres representam 61% dos casos reportados, no entanto os homens estão relacionados a 54% das mortes. As primeiras evidências sugerem que o tabagismo pode ser um dos fatores agravantes. Na China também há mais relatos de mortes de homens pela infecção pelo Covid-19 e lá, os homens fumam muito mais do que as mulheres. Clique aqui para ler a matéria divulgada pelo Washington Post.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Xixi na cama: inteligência artificial pode ajudar.

Estudo informa: a inteligência artificial em breve poderá contribuir no desenvolvimento de uma ferramenta que ajudará no controle de perda de urina noturna das crianças (20% das crianças na fase dos 5 e 10% nas de 10 anos, costumam apresentar esse quadro). O equipamento utilizará mecanismos para observar um aumento de volume de urina na bexiga das crianças próximo à fase de esvaziamento miccional e alertar os pais em app para smartfones. Clique aqui e leia a matéria divulgada pela AI in Healthcare.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Bebês gordos têm maior índice de câncer de rim na fase adulta.

Estudo realizado na Escandinávia (clique aqui para ter acesso à publicação da Renal & Urology) mostra que crianças que nascem com sobrepeso, têm maior predisposição a desenvolver câncer de rim quando adultos. O estudo avaliou um pouco mais de 300.000 crianças nascidas entre 1930 e 1985 e observou que cada aumento de 500g de peso ao nascer, estava associado a 12% a mais de risco da doença quando adulto. E crianças com excesso de peso aos 13 anos, tinham aumento de 40% de risco para a doença.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Biópsia líquida está cada vez mais viável.

A biópsia líquida é um exame de sangue pouco invasivo, onde são procuradas células cancerígenas ou alterações do DNA na amostra retirada do paciente sob suspeita. Esse tipo de exame vem expandindo a abrangência e hoje já é viável nos casos de câncer de próstata avançado e também nos casos de tumor de colorretal, mama e pulmão. Mas ainda não é um exame para detectar tumores nas fases iniciais. Clique aqui e leia matéria divulgada pela Healio

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Cor da pele e dor.

Não se sabe se a cor da pele do homem tem a ver com resistência à dor, mas trabalho recente divulgado pela Reuters (clique aqui para ler) mostra que nos Estados Unidos, em salas de emergência, negros e latinos necessitaram menos de terapia para dor, quando com cólica de rins, do que brancos.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Cuidado com a propaganda...

É muito importante procurar por informações médicas antes de iniciar o uso de complexos vitamínicos, estimulado pela propaganda das coisas que esse tipo de tratamento promete.
Recentemente apareceram evidências de que, ao contrário do que se sugeria, o uso de complexos a base de ácido fólico e zinco, não melhoram a fertilidade masculina.
Clique aqui para ler matéria divulgada pela AP News.