quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Priapismo: uma urgência que todo homem deve ter conhecimento


Chama-se de PRIAPISMO, o estado de ereção prolongada mesmo após um orgasmo. Geralmente essa condição pode ser dolorosa ou não, sendo a primeira mais frequente. Por se tratar de doença que pode levar ao quadro de impotência sexual definitiva, quando diante dessa situação o paciente deve recorrer a um urologista conhecido ou a um pronto atendimento, no hospital mais próximo.
Existem dois tipos de priapismo:
1- Lesão Venosa, que é a situação em que o sangue chega ao pênis através da artérias, não consegue retornar ao corpo por uma obstrução do conjunto de veias que drenam o pênis. Por esse motivo, a pressão do sangue dentro do pênis é elevada, com pouco oxigênio e a dificuldade do sangue chegar até às fibras sensitivas, gera um quadro doloroso.
2- Lesão arterial, que é a situação onde há a ruptura de uma ou mais artérias que levam o sangue até o pênis. Nessa situação o sangue chega em grande volume e de forma rápida até o pênis, enquanto que a drenagem é lenta, gerando um estado de ereção prolongada. Nesse caso como sangue chega até as fibras sensitivas, não há estado doloroso.
Causas de priapismo:
1) Lesão venosa: anemia falciforme, uso inadequado de drogas para fármaco- ereção (usadas para induzir uma ereção artificial) como papaverina e prostaglandinas, lesões neurológicas que comprometam as fibras nervosas do pênis (hérnia de disco inter-vertebral), drogas como anti-depressivos (fluoxetina), cocaína, álcool. Acidentes com traumas na região do períneo também podem causar priapismo.
2) Lesão arterial: acidentes que levem à ruptura das artérias que irrigam o pênis.
O tratamento do priapismo muitas vezes se trata de uma URGÊNCIA MÉDICA. No caso da lesão venosa, há necessidade de se restabelecer a rota de saída para o sangue, quer seja com drogas como noradrenalina, ou punção com lavagem e retirada do sangue acumulado e em último caso, cirurgia para gerar novas rotas de drenagem (shunt) para o sangue retido no interior do pênis. No caso da lesão arterial, interromper o sangramento quer seja por cateterimso e embolização da artéria sangrante, ou ligadura cirúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário